Saúde
Autonomia e equilíbrio: conheça os benefícios da bicicleta para crianças com autismo!
Pedalar é um ótimo exercício para fortalecer o corpo e combater alguns males da mente como a depressão, a ansiedade e o estresse. Vários médicos ao redor do mundo atestam os benefícios dessa prática, que inclusive também pode auxiliar crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista.
Segundo Remyson Leite, terapeuta e profissional de educação física, andar de bicicleta exige coordenação bilateral entre os hemisférios cerebrais, portanto, os dois lados são obrigados a trabalhar alternadamente para desempenhar a atividade.
“As duas pernas realizam o mesmo movimento, fazendo com que a criança tenha um bom tônus muscular para poder realizar o movimento de pedalar. Caso não possua esse ponto positivo, ela vai realizar o movimento para trás, fato natural que a maioria das crianças diagnosticadas com autismo realiza; pedalar sempre para trás”, diz o médico.
Ainda de acordo Remyson, algumas crianças enxergam maior facilidade em estar pedalando para trás, pois elas ainda não possuem a força e a resistência para impulsionar a massa e o peso do objeto para frente.
Como um exercício tão simples pode ajudar crianças autistas?
Um exemplo de paciente que está experimentando o método, é o pequeno Davi Santos de 9 anos. Sua mãe, Osmarina Santos, revelou que o filho está na terceira sessão com a bicicleta e ela já está percebendo algumas diferenças no desenvolvimento da criança.
“Hoje, é uma felicidade para mim. Há alguns anos, eu tentava colocá-lo para andar na bicicleta do primo, mas o Davi recusava, chorava muito, gritava em cima da bicicleta. Ele não conseguia pedalar, travava. Com a terapia, percebo um avanço, pois já consegue pedalar para frente. Com este desenvolvimento, o pai planeja comprar uma bicicleta para o Davi”, disse ela, claramente emocionada ao ver os progressos do filho.
Osmarina ainda aproveita para falar que pedalar pode ser algo extremamente trivial para a maioria das pessoas, porém, para uma criança diagnosticada com autismo essa tarefa é bastante complexa de executar, dessa forma cada pequeno avanço é uma vitória!
Por fim, o terapeuta citado no começo do texto ainda revela que, uma vez que o reabilitado domine completamente a bicicleta com o apoio das rodinhas, o próximo passo é retirá-las para que ele aprenda a se equilibrar sem elas, ganhando assim ainda mais condicionamento.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025