Conecte-se conosco

Economia

Auxílio Brasil é temporário ou permanente?

Pagamentos começaram na última quarta-feira, 17.

Publicado

em

Tudo sobre Auxílio Brasil

O programa social Auxílio Brasil chega para substituir o Bolsa Família de forma permanente, de acordo com o Ministério da Cidadania.

Leia mais: Auxílio Brasil começa a ser pago nesta quarta; veja calendário completo

Primeiramente, a previsão era de que o Auxílio Brasil fosse encerrado em dezembro de 2022. Mas, de acordo com o ministro João Roma, o programa não é transitório, como dito anteriormente.

Auxílio Brasil é permanente

Da mesma forma que o Bolsa Família, que durou 18 anos, seu substituto deve ser permanente.

Apesar disso, os recursos para a manutenção do programa dependem da aprovação da PEC dos Precatórios. Com isso, a proposta é pagar R$ 400 de benefício para as famílias que têm direito. A PEC dos Precatórios aguarda votação no Senado.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro sancionou um projeto de lei que destina mais de R$ 9,36 bilhões do Bolsa Família para o Auxílio Brasil. O pagamento do novo programa começou nesta quarta-feira, 17. O reajuste foi de 17,84% em relação ao Bolsa Família, segundo o governo federal.

A princípio, o governo tinha dado a entender que o programa tinha data para acabar. Ou seja, seria transitório. Mas, apesar disso, a nova informação é de que o Auxílio Brasil é sim permanente. A informação traz um pouco mais de esperança para mais de 14 milhões de famílias que dependem do recurso.

Para garantir o benefício é preciso estar em dia com o Cadastro Único (CadÚnico), que é o banco de dados das famílias de baixa renda.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS