Conecte-se conosco

Economia

Auxílio-doença para trabalhador com pressão alta? Veja quando é possível

Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) pode conceder o benefício para portadores de hipertensão arterial.

Publicado

em

A hipertensão arterial é uma doença crônica que afeta 30% dos brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A condição tem tratamento medicamentoso e não medicamentoso, mas algumas vezes pode comprometer o desempenho profissional do trabalhador.

Leia mais: Alimentação básica sobe 15% em 12 meses e deve aumentar ainda mais com falta de chuvas

A pressão alta leva milhares de brasileiros a entrarem com pedido de auxílio-doença junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que na maioria dos casos é negado. Entretanto, dependendo da condição do cidadão, é possível conseguir o benefício.

O auxílio pode ser concedido pelo INSS nos casos em que o trabalhador precisa de algum tratamento específico, ou ainda quando o órgão entende que a condição pode desenvolver problemas no coração que podem acarretar em cirurgia.

Quem pode solicitar o auxílio-doença?

Para quem se enquadra em uma das situações acima, é necessário cumprir outras exigências antes de dar entrada no auxílio-doença. Um das mais importantes é ter contribuído com o INSS por, pelo menos, doze meses antes do pedido.

O passo seguinte é reunir a documentação exigida, como documento de identificação com foto; CPF; carteira de trabalho, carnês de contribuição e outros comprovantes de contribuição; documentos médicos decorrentes de seu tratamento; declaração assinada pelo empregador; entre outros.

Como fazer o pedido?

A solicitação pode ser feita pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda pelo telefone 135. Veja o passo a passo para dar entrada no pedido pela internet:

  • Acesse o site ou app Meu INSS
  • Faça seu login ou cadastro (caso ainda não tenha conta);
  • Clique em “Agendar Perícia”;
  • Aperte a opção “Perícia Inicial”;
  • Responda a pergunta sobre ter ou não atestado médico;
  • Digite as demais informações solicitadas;
  • Anexe o atestado médico;
  • Clique em “Abrir”, depois “Enviar” e “Gerar Comprovante”.
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS