Conecte-se conosco

Economia

Auxílio emergencial em 2022? Conheça as chances de prorrogação

Presidente Jair Bolsonaro avalia a possibilidade de renovação do programa para o próximo ano, quando tentará a reeleição.

Publicado

em

O fim do auxílio emergencial está previsto para outubro, mas ainda existe a possibilidade de prorrogação do benefício. O programa foi criado no início da pandemia de Covid-19 para ajudar a população mais vulnerável do país, como informais e beneficiários do Bolsa Família.

Veja também: Auxílio emergencial 2021: Confira os calendários da 6ª e 7ª parcela

O motivo da extensão dos pagamentos seria o aumento da inflação, que elevou o preço de alimentos, combustíveis e outros itens básicos para os brasileiros. A disparada nos preços tem gerado muitas críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro.

Com medo de perder sua popularidade às vésperas da eleição presidencial, o atual chefe do Executivo não descarta a possibilidade de prorrogar o auxílio emergencial.

Em uma declaração recente feita após ser questionado sobre a possibilidade, Bolsonaro afirmou que os indicativos econômicos registrados neste segundo semestre serão analisados antes de qualquer decisão sobre o assunto.

De acordo com ele, o time da economia pode avaliar a prorrogação do programa até fevereiro do próximo ano. Apesar da sinalização, as chances são baixas, já que o plano do governo federal é finalizar os pagamentos do programa emergencial junto com o lançamento do Auxílio Brasil, programa de transferência de renda substituto do Bolsa Família.

Popularidade de Bolsonaro

Um levantamento recente da Data Folha mostrou que Bolsonaro tem 64% de rejeição, porcentagem significativa justificada principalmente pela alta acumulada da inflação, que chega a 9,88% em doze meses.

Considerando que o auxílio emergencial foi um das principais iniciativas responsáveis por aumentar o apoio ao atual presidente, a prorrogação pode ser importante para elevar a moral antes do esperado embate com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS