Conecte-se conosco

Economia

Auxílio inclusão: trabalhadores de carteira assinada já podem pedir auxílio de R$ 550

Benefício é um direito de pessoas com deficiência que recebem o BPC e tenham remuneração de até dois salários mínimos.

Publicado

em

O pedido do auxílio inclusão já pode ser feito por pessoas com deficiência. Isso quer dizer que o benefício vale para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Dessa forma, o valor do auxílio é de R$ 550. Ou seja, a pessoa vai receber o mesmo que meio salário mínimo. Segundo o Governo Federal, é um programa de incentivo.

Confira ainda: Preço do gás de cozinha tem novo recorde em outubro; confira o valor

Primeiramente, estimular a entrada e a permanência no mercado de trabalho é o grande objetivo do programa de auxílio. Dessa forma, o que o auxílio espera é incentivar a independência financeira.

Assim, os beneficiários não precisam necessariamente contar apenas com o dinheiro que vem dos programas do governo. Quem tem carteira assina pode fazer o pedido do auxílio inclusão.

A pedido do valor já pode ser feito desde 1º de outubro. Enquanto receber o auxílio inclusão, a pessoa perde o valor do BPC.

Mas, caso o trabalhador perca o emprego, automaticamente ele volta a receber o benefício. Por isso é muito importante que o Cadastro Único (CadÚnico) esteja atualizado.

Quem pode solicitar?

O auxílio inclusão se encaixa em três perfis de beneficiários:

  • Pessoas com deficiência que recebem o BPC
  • Pessoas com deficiência que exercem alguma atividade remunerada em até dois salários mínimos
  • Receber ou ter recebido o BPC nos últimos cinco anos.

Como pedir o auxílio 

Para fazer o pedido do auxílio inclusão, todas as formas de solicitação são simples e rápidas. Os interessados que se encaixam no perfil do auxílio entram em contato pelo 135, que é o telefone do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e faz a solicitação.

Outra opção também é solicitar o benefício diretamente por meio do site MEU INSS ou ainda pelo aplicativo do instituto.

Em relação aos documentos, quem for solicitar o benefício tem que apresentar o CPF e o CadÚnico, que precisa estar atualizado. Segundo o Governo Federal, a análise do pedido do auxílio inclusão dura em no máximo 30 dias úteis.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS