Conecte-se conosco

Finanças

Avanço monetário: Banco Central moderniza método de pagamento clássico!

O bom e velho cheque ainda é sim bastante usado pelos brasileiros. Agora, o Banco Central esta trazendo uma novidade imperdível, e esse método de pagamento será atualizado.

Publicado

em

A tecnologia não para de evoluir, e com o sistema bancário e financeiro não poderia ser diferente. Uma das maiores inovações foi o PIX, um método de pagamento rápido, fácil e seguro. Agora, outro importante meio que continua sendo usado pelos brasileiros também acabou de se modernizar.

Você consegue imaginar do que nós estamos falando? É claro que é do cheque! Agora, essa modalidade acabou de se atualizar graças ao BC (Banco Central), e as mudanças prometem trazer mais praticidade e segurança para os usuários.

Quais serão essas mudanças?

Segundo o Banco Central, o mais importante dentre todos os aprimoramentos realizados foi a transferência desse padrão para instituições financeiras que fornecem contas para depósitos à vista. E todo esse mix de benefícios vão começar a valer no dia 02 de outubro deste ano.

Antonio Guimarães, consultor do Departamento de Normas (Denor) do Banco Central, revela:

O novo padrão do cheque ajudará no combate às tentativas de fraudes que utilizam cheques falsos para prejudicar o cidadão.

O especialista ainda avisa que todas as mudanças vigentes da autorregulação do padrão do cheque não vão afetar significativamente as cartelas já existentes, utilizadas pelos correntistas bancários.

Dentre as diversas modificações das quais Guimarães fala com entusiasmo, uma das mais importantes está nos campos que identificam a agência onde o cliente mantém a conta. Portanto, é preciso permanecer atento.

Esse espaço pode passar a armazenar um código de segurança para garantir que o cheque é legítimo, por exemplo. O objetivo principal é aprimorar o uso do instrumento para a prevenção de fraudes”, diz ele novamente.

Somente no ano passado, operações transacionadas por meio de cheques movimentaram cerca de R$ 666 bilhões, um montante bastante significado segundo o Banco Central. Portanto, já estava mais do que na hora dessa opção de pagamento ser modernizada.

Por ser um título executivo extrajudicial, preservando todas os benefícios inerentes a um título de crédito, como, por exemplo, a possibilidade de execução extrajudicial, o cheque, apesar da crescente diminuição em sua utilização, se mantém como um importante instrumento de pagamento”, completa o especialista.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS