Empresas
Azeite brasileiro se torna o primeiro a comprovar produção com carbono negativo
Certificação histórica confirma que empresa remove mais carbono da atmosfera do que emite gases nocivos para o planeta.
Uma conquista única para o Brasil em questões ambientais. A empresa brasileira de azeite Lagar H, localizada em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, alcançou um feito inédito e único. A empresa acabou de se tornar a primeira do mundo a comprovar sua produção com carbono negativo.
O importante certificado atesta e confirma que a quantidade de carbono retirada da atmosfera pela empresa supera significativamente suas emissões de gases prejudiciais ao planeta. Ou seja, é alto positivo para combater a poluição do ar.
Foto: Lagar H / Divulgação
Marca trabalha para essa meta há dois anos
O mais bacana é que essa avaliação abrange todo o ciclo de produção, desde o cultivo das azeitonas até a fabricação e distribuição do azeite. A marca de azeite brasileira iniciou seu monitoramento das emissões de gases de efeito estufa há dois anos, quando contratou os serviços da startup Akvo ESG.
A motivação para essa análise do balanço de carbono surgiu quando a empresa expressou o desejo de aderir ao Sistema B Brasil, que inclui metas de excelência em práticas sociais e ambientais, também conhecido como ESG.
Conforme os dados registrados no inventário da empresa, a remoção de carbono revelou-se impressionante, superando em 1.266% o volume total de suas emissões.
Considerando todas as atividades da empresa, que abrangem desde a agroindústria até os campos de olivais, a Lagar H emitiu 55,8 toneladas de CO2 equivalente (tCO2e) e retirou da atmosfera 715,99 tCO2e.
Sendo assim, a empresa trabalha de modo que suas produções não afetem tanto o meio ambiente, além de combater a poluição de alguma forma. A busca pelo carbono zero é parte de um esforço global para combater as mudanças climáticas e reduzir os impactos das atividades humanas no meio ambiente.
Empresas, organizações e governos estão cada vez mais adotando metas de carbono zero como parte de suas estratégias de responsabilidade ambiental e social. Assim, a produção dos alimentos é feita de forma responsável e de maneira que não agrida o meio ambiente.
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