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Azul teve o melhor índice de atendimento em 2021: entenda!

A companhia aérea Brasileira Azul, em um levantamento, obteve a melhor performace em compração as outras. Entenda o motivo!

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No dia 10 de maio de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibilizou o Boletim de Monitoramento do Consumidor relativo ao ano de 2021.

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Além disso, vale ressaltar que os dados apresentados são uma comparação com os mesmo períodos de 2020. Dessa forma, referente ao monitoramento de 2021, transportou-se cerca de 67.371.423 passageiros pagos no país, um indicativo de que realmente ocorreu um crescimento de 29,5% ao analisarmos os dados do ano anterior, 2020.

Em vista disso, três empresas brasileiras aéreas que mais transportaram passageiros no ano mencionado, a Azul foi a que apresentou o menor número de reclamações para cada grupo de 100 mil passageiros pagos transportados, com 54,7, seguida do Grupo Latam (129,8) e da Gol (208,3). Dessa forma, a Azul conseguiu conquistar os maiores índices de soluções e de satisfação dos clientes, seguida da Gol e do Grupo Latam.

No que refere às empresas estrangeiras que transportaram o maior número de passageiros no ano foram a United Airlines, apresentando um número baixo de reclamações, registadas 67,7. Na sequência, estão American Airlines (189,1), Copa Airlines (199,4), KLM (211,6), Air France (222,6) e TAP (1.462,0).

No que refere aos índices de solução e de satisfação, a Copa Airlines apresentou o maior índice de solução e a American Airlines apresentou o maior índice de satisfação. Por fim, somando todas as empresas estrangeiras e brasileiras, os três com os maiores registros de reclamação foram: Reembolso (31,9% das reclamações), Oferta e compra (24,8%) e Alteração pelo passageiro (19,3%).

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