Economia
B3 (B3SA3) ‘comemora’ 5 milhões de investidores PF em renda variável
Expansão de investidores não se deteve diante da alta da Selic, mas valor inicial de investimento caiu
Como reflexo da expansão de volume do mercado de capitais, nos últimos anos, a B3 (B3SA3) atingiu, em janeiro último, a marca de 5 milhões de CPFs que dispõem de uma conta em corretora, para investimento em renda variável.
CPFs únicos – Esse montante seria dividido em 1,2 milhão de contas de mulheres e as 3,8 milhões restantes, de homens. Desse total, 4,2 milhões corresponderiam a CPFs únicos – cada pessoa poderia ter mais de uma inscrição.
Ponto de partida – De acordo com a B3, o ponto de partida para o salto desse mercado foi dado em 2019, quando nele ingressaram cerca de 81% dos atuais investidores.
Valor inicial menor – Segundo analistas, tal expansão está relacionada, também, ao fator de o investimento inicial em renda variável demandar valores cada vez menores, tanto que em dezembro último este poderia ser feito a partir de R$ 44, o menor valor desde 2014.
Crescimento de 150% – Paralelamente, levantamento da B3 aponta elevação de 994% no número de CPFs em Certificados de Depósito de Ações (BDRs) em janeiro último, se comparado a igual mês de 2020, enquanto de crescimento de 150% do valor em custódia, totalizando R$ 8,8 bilhões.
Apetite cresce – Em nota, a B3 avalia que esse movimento “demonstra que a pessoa física está com o apetite cada vez maior para acessar ativos no exterior através da B3, de forma segura e sem a necessidade de envio de remessas de dinheiro para fora do País”.
Demanda alta por ETFs – Ainda no mesmo comparativo, a B3 observou crescimento de 109% no número de novos investidores nos chamados Fundos de Índices (ETFs), o que corresponde hoje a 500 mil novos participantes.
Investimento ‘robusto’ – No que se refere a investimento em ações, a B3 considera que este segue ‘robusto’, ao descrever alta de 30% no período em tela, totalizando 3,1 milhões de CPFs. “Esse movimento reforça uma tendência iniciada em 2020, quando taxa de juros baixas atraiu mais pessoas à renda variável, que mantiveram suas posições nesse mercado, mesmo depois da subida da Selic, passando a diversificar mais suas carteiras”, avalia a instituição.
Ingresso forte – Em outra projeção, a B3 observou, nos últimos 12 meses, o ingresso de 1,5 milhão de investidores pessoa física no mercado de capitais pátrio, o que equivale a uma alta de 56%, se comparado com dezembro de 2020. Aqueles que possuem algum produto de renda variável já respondem por 32% do total de pessoas físicas – contando renda fixa e renda variável – na B3.
Diversificação ampla – O processo de diversificação está presente, acentua a instituição, não somente na variedade de produtos, mas à quantidade de tickers em carteiras. Reflexo disso, em 2016, 21% dos investidores PF possuíam mais de cinco ativos em carteira, que passaram a 37% atualmente.

-
Finanças2 dias atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Entrevistas de emprego: 4 mentiras muito comuns mas que você deve evitar
-
Empresas2 dias atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Tecnologia10 horas atrás
Saíram de moda: 6 apps que se tornaram obsoletos no Brasil
-
Finanças1 dia atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas
-
Tecnologia1 dia atrás
Se você usa ESTE modelo de iPhone, já está na hora de trocar
-
Artigos20 horas atrás
3 dicas valiosas para criar um escritório produtivo e elegante em casa
-
Finanças6 horas atrás
Não consegue guardar dinheiro? Conheça 10 estratégias eficazes para poupar