Conecte-se conosco

Agronegócio

Bananeira-ornamental: saiba como cultivar essa espécie e enriquecer ainda mais a sua decoração

Com grande poder decorativo e paisagístico, a bananeira-ornamental é muito utilizada na decoração de casas e jardins.

Publicado

em

Nativa da Índia, a bananeira-ornamental, ou Musa ornata, é uma planta que possui grande poder decorativo, paisagístico e ornamental, sendo muito utilizada na decoração de casas e jardins. Também conhecida como bananeira de jardim, essa espécie chegou ao Brasil por volta do século 19 e se adaptou muito bem ao clima, solo e temperatura do país.

De grande porte, a bananeira-ornamental possui forma exuberante, e suas folhas são grandes e largas e possuem um tom de verde intenso, trazendo ao jardim essa característica encantadora do tropical. Além disso, a banana de jardim possui pequenas flores lilases ou rosadas, muito utilizadas em arranjos e como flor de corte, deixando assim, seu ambiente mais lindo e admirável.

Apesar de aparecerem em grande quantidade no verão, seus frutos não são comestíveis. Ademais, o cultivo da bananeira-ornamental é fácil e prático, e por ser uma planta de grande porte, ela é ideal para ambientes externos e com espaços amplos. Por isso, hoje vamos mostrar um pouco mais sobre essa belíssima planta e como cultivá-la.

Saiba como cultivar a bananeira-ornamental

Local e temperatura

Por ser típica de regiões quentes, a bananeira-ornamental não se adapta bem à ambientes com baixas temperaturas, climas frios e geadas. Para que a planta se desenvolva bem, ela precisa de um grande espaço, por ser de grande porte. Além disso, ambiente com luz solar direta são ideais.

Solo

O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem, além de manter regas constantes, permanecendo sempre levemente úmido.

Podas

Em relação às podas, é necessário fazer sempre que aparecer algumas folhas secas ou murchas. Por se tratar de uma planta com poder paisagístico, o ideal é que ela esteja sempre vistosa para deixar seu jardim ainda mais bonito.

Agora que você sabe como cultivar a bananeira-ornamental, que tal iniciar o seu plantio e enriquecer ainda mais sua decoração?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS