Conecte-se conosco

Agronegócio

Bancos e cooperativas solicitam R$ 654,5 milhões para recuperação de cafezais atingidos por geadas

Volume representa 49% do total de 1,3 bilhão de reais em recursos reservados do Funcafé para Minas Gerais, São Paulo e Paraná

Publicado

em

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que mais de 654,5 milhões de reais foram demandados por bancos e cooperativas para serem utilizados por produtores que tiveram cafezais atingidos por geadas neste ano. As linhas de crédito foram concedidas pelo Governo Federal,

Segundo a Secretaria de Política Agrícola, o volume representa 49% do total de 1,3 bilhão de reais em recursos reservados do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para cafeicultores de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Em nota, a pasta informou que os recursos estarão disponíveis para os agentes financeiros na próxima semana e que aguarda a “sistematização dessas demandas e assinatura dos contratos pelo Mapa.

Dos 34 agentes financeiros que operam com o Funcafé, nove bancos comerciais solicitaram 338,8 milhões de reais, enquanto dois bancos cooperativos e dez cooperativas de crédito demandaram outros 315,7 milhões. A taxa de juros é de 7% ao ano. A maior demanda foi apresentada pelo Banco do Brasil, com 164,5 milhões de reais.

Ainda de acordo com a nota divulgada pelo ministério, “os recursos que não foram demandados, cerca de 665 milhões de reais, serão, posteriormente, redistribuídos para as demais linhas de crédito do Funcafé (custeio, comercialização, aquisição de café e capital de giro)”.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS