Saúde
Baratas em sua casa: entenda o que as traz e os riscos de saúde envolvidos
Esses insetos podem causar grandes problemas em uma casa se não forem contidos.
As baratas causam terror e repulsa na maioria das pessoas. Não é incomum que, ao avistar esse tipo de animal em casa, o indivíduo fique bastante preocupado e tente até mesmo matá-lo. Porém, tal aversão possui seus fundamentos, uma vez que estamos falando de um inseto nada higiênico.
Logo, graças à sua alta resistência e capacidade de adaptação, a barata é capaz de viver nos lugares mais insalubres com a maior tranquilidade. Isso faz com que esse inseto seja encontrado em quase todos os lugares do planeta.
Conforme os estudiosos, atualmente existem mais de 4.600 espécies catalogadas, mas apenas 30 delas vivem em localidades urbanas junto dos seres humanos. Estima-se que tais insetos vivam aproximadamente 30 anos, um tempo longevo se comparado ao de outras formas de vida semelhantes.
Quais são as doenças que esses insetos trazem?
As baratas podem sobreviver vários meses sem se alimentar. Além disso, são capazes de incluir praticamente qualquer substância no seu cardápio. Assim, itens como açúcar, farinha, queijo, gordura e carne também despertam o apetite delas.
Além de alimentos, elas são atraídas por produtos ou objetos que contêm vestígios de pele humana, como couro, livros, papelão, pedaços de metal e até mesmo roupas. O sistema digestivo complexo de uma barata permite que ela consuma até mesmo bens não comestíveis.
Seguidamente, como já foi abordado antes, tais bichos são conhecidos por trazerem diversas doenças. Isso se deve ao fato de que seus corpos costumam abrigar uma série de bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde humana.
Desse modo, as baratas têm a capacidade de contaminar ferramentas, utensílios domésticos e comida ao se locomoverem sobre tais objetos. Isso se deve ao fato de elas frequentarem áreas extremamente sujas, como lixões e fossas. Vejamos as principais patologias comumente associadas a estes animais:
- Tuberculose
- Meningite
- Pneumonia
- Salmonela
- Hepatite A
- Diarreia
- Alergias e Asma
- Intoxicações
Hoje em dia, existem diversos produtos destinados a eliminar infestações dessa natureza, mas caso a situação em sua residência ou local de trabalho seja muito grave, o ideal é contar com um serviço de dedetização profissional que poderá avaliar o problema com maior destreza.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp