Curiosidades
Baratas: O segredo que fará você pensar duas vezes antes de pisar
Quem não se lembra daquele famoso filme chamado, “Joe e as baratas”? Na obra, um simpático jovem desleixado acaba indo morar em um apartamento com condições extremamente precárias e faz amizade com as baratas que viviam ali.
Esse clássico dos anos 1990 faz muita gente rir até hoje e até mesmo quem morre de medo de baratas costuma gargalhar quando assiste. Porém, voltando ao mundo real, você sabia que jamais deve esmagar esse inseto?
E não, pessoal, este texto não está sendo patrocinado pelo “Ralph Baratão” (um dos protagonistas do filme), na verdade, a recomendação está sendo dada por cientistas especializados em pragas urbanas. Entenda melhor sobre o assunto, a seguir.
Por que não devemos matar baratas esmagando-as?
Ao esmagar uma barata, em tese, ela não morre, pois se trata de um animal muito resistente. Inclusive, já foi provado que o bicho pode inclusive sobreviver por vários dias sem a cabeça, morrendo apenas devido à falta de alimentação.
Além disso, mesmo que você obtenha sucesso, o corpo do inseto e a sua gosma podem lançar uma quantidade assustadora de bactérias no ambiente, incluindo algumas que podem causar alergias e doenças respiratórias.
Dessa forma, a melhor alternativa para colocar um fim na vida das baratas, é utilizar o bom e velho inseticida. Por sorte, os supermercados oferecem várias opções e marcas, cada uma com suas particularidades.
Por último, jamais se esqueça de se livrar apropriadamente dos restos mortais de uma barata, afinal, elas são uma espécie basicamente necrófaga, ou seja, costumam se alimentar dos seus próprios mortos.
Logo, se você mata um exemplar e simplesmente deixa o corpo no mesmo lugar, há uma grande probabilidade de o cheiro atrair semelhantes e ocasionar uma verdadeira infestação generalizada na sua casa.
Lembrando que manter o ambiente sempre limpo, não deixar restos de comida largados fora da geladeira e bloquear pequenos buracos ou rachaduras podem ser medidas eficientes para dificultar o estabelecimento desses bichinhos tão nojentos e repulsivos.
Entretanto, se a sua residência já está sofrendo com uma infestação séria, a única saída é contratar um serviço especializado de dedetização. Somente eles poderão analisar a situação e definir o melhor procedimento para se livrar dos hóspedes indesejáveis.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp