Conecte-se conosco

Saúde

Baunilha, Vick e mais: cheiros podem trazer felicidade e aliviar a depressão, revela estudo

Ao reativar lembranças felizes, os cheiros podem quebrar o ciclo de pensamentos negativos tão comum em pessoas que enfrentam a depressão.

Publicado

em

Sabe aquele cheirinho que te faz viajar no tempo, trazendo lembranças boas à mente? Pesquisadores dos EUA descobriram que esses aromas podem ser um aliado contra a depressão.

Em um estudo da Universidade de Pittsburgh, observou-se como 12 aromas diferentes conseguem fazer com que pessoas com depressão se conectem a momentos felizes do passado, ajudando a diminuir os pensamentos negativos.

A força dos aromas

O experimento envolveu 32 participantes com diagnóstico de depressão, e os cientistas apresentaram aromas como baunilha, coco, café e até Vick Vaporub para eles. Os resultados foram surpreendentes: esses cheiros não só trouxeram memórias afetivas à tona, como também incentivaram pensamentos mais positivos.

A ideia por trás disso é que melhorar a capacidade de lembrar pode ajudar em vários aspectos, como resolver problemas e controlar emoções, aspectos com os quais pessoas deprimidas muitas vezes lutam intensamente.

Como foi o estudo?

Os participantes foram recrutados on-line e expostos a 12 cheiros distintos, cada um em um pote fechado com uma dica sobre o que era. Entre os escolhidos estavam cheiros de óleo de laranja, sabonete, cominho e outros.

A equipe queria ver se esses aromas poderiam trazer à tona lembranças felizes e, de fato, foi isso que aconteceu. Os participantes associaram os cheiros a momentos alegres de suas vidas, o que é um grande feito para quem sofre desse transtorno.

Por que cheiros têm esse poder?

Kimberly Young, uma das pesquisadoras, explica que os cheiros têm uma rota direta para partes do cérebro ligadas à memória e à emoção, como a amígdala e o bulbo olfatório.

Isso significa que um aroma pode desencadear lembranças mais vivas e emocionais do que palavras ou outros estímulos visuais e auditivos. Pense na comida da sua avó, por exemplo. Não é incrível como, só de lembrar o cheiro, nos sentimos um pouco mais feliz?

Cheiros x Palavras

O estudo também mostrou que os cheiros são mais eficazes que as palavras quando se trata de evocar memórias. Os participantes que foram expostos aos aromas conseguiram lembrar de momentos positivos de forma mais clara e detalhada do que aqueles que apenas receberam palavras como estímulo.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS