Bancos
BC informa novo vazamento de dados do Pix
Informação do BC.
Um total de 39.088 chaves Pix de clientes da 99Pay Instituição de Pagamentos tiveram seus dados vazados, informou o Banco Central (BC). Este foi o 11º vazamento de dados desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos, em novembro de 2020.
De acordo com o BC, o vazamento ocorreu entre 26 de junho e 2 de julho e expôs informações como nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara (com asteriscos para ocultar alguns números), instituição financeira, agência e número da conta.
O BC afirmou que a falha ocorreu devido a problemas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento. A exposição se limitou a dados cadastrais e não afetou a movimentação de dinheiro. Informações protegidas pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram comprometidas.
Pix
Apesar do baixo impacto potencial para os clientes, o BC decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”. As pessoas afetadas serão notificadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de comunicação e pediu que os clientes desconsiderem outras formas de contato, como chamadas telefônicas, SMS e mensagens por aplicativos ou e-mail.
A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações foram vazadas, mas que ficaram visíveis para terceiros por algum tempo e poderiam ter sido capturadas. O BC informou que o incidente será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema Pix, dependendo da gravidade do caso.
Em todos os 11 incidentes com chaves Pix registrados até agora, apenas informações cadastrais foram expostas, sem a divulgação de senhas ou saldos bancários. Conforme exigido pela Lei Geral de Proteção de Dados, o BC mantém uma página onde os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados à chave Pix ou a outros dados pessoais sob custódia do BC.
O problema
Em resposta, a 99Pay informou em nota que o problema de segurança foi resolvido e que o vazamento não resultará em perdas financeiras, pois nenhum dado sensível foi exposto. A instituição destacou que os usuários afetados representam apenas 0,0003% de sua base e que está à disposição para prestar esclarecimentos e apoio.
“A 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de atendimento estão disponíveis para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível”, destacou o comunicado.
(Com Agência Brasil).
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