Conecte-se conosco

Agronegócio

Bem-estar ao alcance das mãos: Folha-da-Fortuna, o remédio do jardim doméstico

Publicado

em

Você já ouviu falar da folha-da-fortuna? Essa planta, também conhecida como saião ou folha-da-vida, é uma espécie nativa da África com muitas propriedades medicinais e pode ser cultivada facilmente em casa.

Continue a leitura para conhecer mais sobre essa planta incrível e descobrir como você pode ter uma farmácia natural em seu jardim.

Conheça a folha-da-fortuna, a planta medicinal

A folha-da-fortuna (Kalanchoe pinnata) é uma planta suculenta que pertence à família das Crassulaceae. Ela tem folhas carnudas e dentadas, que podem chegar a 15 cm de comprimento, e flores pequenas e pendentes, de cor verde-pálida ou amarelo-avermelhada.

A planta pode crescer até 1,5 metro de altura e se adapta bem a diferentes climas e solos, facilitando na hora de adicioná-la ao seu jardim caseiro.

O que torna a folha-da-fortuna tão especial é o seu uso medicinal, que remonta aos povos indígenas e africanos. A planta é rica em compostos químicos como alcaloides, triterpenos, glicosídeos, flavonoides, esteroides e lipídios, que lhe conferem propriedades emolientes, cicatrizantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais e antifúngicas.

A parte utilizada da planta são as folhas frescas, que podem ser aplicadas diretamente sobre a pele ou consumidas em forma de suco. A folha-da-fortuna é indicada para tratar diversos problemas de saúde, como:

  • coqueluche e outras doenças respiratórias;
  • furúnculos e queimaduras;
  • úlceras e gastrites;
  • inflamações e feridas;
  • dores de cabeça, estômago, dente e ouvido;
  • infecções bacterianas.

Como cultivar a planta

Para cultivar a folha-da-fortuna em casa você vai precisar de um vaso com substrato rico em matéria orgânica e bem drenado.

A planta gosta de sol pleno ou meia-sombra, mas não tolera geadas ou temperaturas muito baixas. A rega deve ser moderada, evitando encharcar o solo, e a adubação pode ser feita com húmus de minhoca ou bokashi.

Sobre a reprodução da folha-da-fortuna, pode-se dizer que é muito fácil: basta cortar um galho ou uma folha e plantar diretamente no vaso. Em pouco tempo, você vai ver brotar novas mudas ao redor do caule principal ou na ponta das folhas.

Essa planta medicinal de tão fácil cultivo pode enriquecer ainda mais seu jardim e auxiliar nos momentos mais necessários.

Mas lembre-se de consultar um médico antes de usar qualquer planta medicinal e de respeitar as contraindicações. A folha-da-fortuna não deve ser usada por longos períodos ou por pessoas com deficiência no sistema imunológico.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS