Conecte-se conosco

Economia

Beneficiários correm perigo de perder o Bolsa Família; Entenda o motivo

Governo Lula promete revisar muitas famílias inscritas no programa, e parte delas pode ter o benefício cancelado em breve. Entenda.

Publicado

em

O maior programa de distribuição de renda do país cresceu muito nos últimos anos, quando passou a se chamar Auxílio Brasil, durante o governo Bolsonaro.

Muitas pessoas que necessitavam de uma renda para seu sustento básico finalmente receberam o benefício, porém, algumas pessoas mal-intencionadas acabaram se aproveitando do programa de modo indevido.

São grandes as suspeitas de fraudes no programa, feitas por famílias que não atualizaram os cadastros quando passaram a não se enquadrar mais nas regras, bem como aquelas que dividiram o núcleo familiar, dando um endereço falso para receber mais um benefício.

Desde antes de assumir a presidência do país, Lula anunciou que faria um pente fino na lista que contém mais de 21 milhões de beneficiários, para excluir pessoas que não estavam dentro das regras do programa.

O pente-fino deve acontecer após uma revisão de dados, oportunidade em que as famílias suspeitas serão chamadas para uma atualização do Cadastro Único, além do cruzamento de dados do sistema com outros bancos ligados ao governo e do sistema Busca Ativa com os órgãos de assistência social.

Quem está no alvo desse pente-fino são as famílias unipessoais, que são aquelas compostas por uma pessoa só, as que estão com os dados do Cadastro Único desatualizados, aquelas que possuem renda superior aos R$ 210 per capita permitidos pelo programa ou as que mentiram nos dados do cadastro.

É preciso lembrar que não é proibida a entrada de famílias unipessoais no programa, porém, nos últimos anos houve um crescimento de 197% no número dessas famílias, o que pode ser resultado de uma fraude de dados.

Esse tipo de situação acaba afastando muitas famílias que realmente necessitam do benefício, que ficam na fila de espera no aguardo de um espaço para entrada no programa. Isso porque o orçamento é limitado e não pode beneficiar a todos.

O pente-fino tem como maior objetivo abrir espaço para as famílias necessitadas que ainda não conseguiram acesso ao benefício.

Embora o governo Lula já esteja chamando o programa de Bolsa Família, as regras ainda são as mesmas do Auxílio Brasil, já que a mudança ainda está sendo analisada pelos parlamentares, com data estimada para abril.

Tendo em vista toda essa checagem que ocorrerá quanto aos pré-requisitos para ser contemplado no programa, antes mesmo que ele volte a se chamar como era de início, Bolsa Família, milhares de famílias que não se encaixam nas regras deverão ter seus benefícios bloqueados ou cancelados.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS