Conecte-se conosco

Política

Beneficiários do Bolsa Família podem ter cartão de crédito?

O cartão de crédito é um recurso que visa democratizar o acesso ao crédito para a maior quantidade de pessoas possível. Mas será que integrantes do Bolsa Família também podem possuir um?

Publicado

em

Existe uma dúvida antiga que assola a muitas pessoas beneficiadas do Bolsa Família, o famoso programa de assistência social de autoria do Governo Federal. Será que uma pessoa que receba valores oriundos deste tipo de benefício pode ter um cartão de crédito?

Infelizmente, na internet é possível encontrar diversos mitos e notícias falsas sobre esse tema, então é preciso estar sempre atento para não acreditar e propagar informações incorretas. Antes de mais nada, é preciso entender qual é a verdadeira finalidade da referida iniciativa federal.

Tal iniciativa se trata de uma forma que o poder público encontrou para tentar minimizar um pouco a desigualdade social vigente no país. Assim, criou-se uma maneira de transferir valores diretamente para os grupos familiares que mais precisavam, numa tentativa de amenizar a situação de miséria na qual tais grupos se encontram.

Recebedores do Bolsa Família podem possuir cartão de crédito?

Sim, eles podem! Não há nada na lei que impeça que uma pessoa que receba esse tipo de assistencialismo não possa ter um cartão de crédito. Entretanto, a instituição financeira na qual a solicitação foi aberta pode decidir se concede ou não o objeto ao correntista.

Para decidir isso, uma análise minuciosa de perfil é realizada, para descobrir se o indivíduo realmente consegue arcar com as faturas e se o seu perfil atende os requisitos mínimos do banco. Dessa forma, alguns fatores são considerados, dentre os mais importantes podemos citar:

  1. Renda: o dinheiro repassado pelo Bolsa Família é tido como renda. Mas, para algumas empresas bancárias, esse valor pode ser considerado baixo para a aprovação de um cartão.
  2. Banco: algumas organizações possuem linhas de crédito especiais e podem oferecer cartões com limites mais baixos para esse público em específico.
  3. Histórico financeiro: análises de créditos levam em conta o histórico financeiro do solicitante. Então, ter dívidas pendentes ou nome sujo pode dificultar o processo de aprovação.
  4. Taxas e juros: muitas vezes, cidadãos em situação de vulnerabilidade são alvos de ofertas de crédito com taxas e juros abusivos. É importante se atentar quanto a esses detalhes para não acabar ficando endividado.

Enfim, não existe nada que impeça que alguém que goze do Bolsa Família possa ter acesso a uma ferramenta como o cartão de crédito. No entanto, como foi dito nos tópicos acima, é preciso pesquisar com cuidado e analisar bem as condições oferecidas.

Lembrando que essa ferramenta pode contribuir para o endividamento, uma vez que existem aqueles que não sabem usá-la com a devida responsabilidade. Portanto, se você tem problemas com gastos acima da sua renda, então deve pensar duas vezes antes de adquirir esse produto.

Especialistas aconselham que educar-se financeiramente pode ser a chave para viver uma vida mais tranquila e próspera. Mesmo para aqueles que contam com uma renda mais baixa, é possível aprender a gastar com mais sabedoria e assim administrar seus parcos recursos de maneira mais inteligente!

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS