Conecte-se conosco

Automobilística

Bicicletas elétricas vão passar a exigir habilitação?

Com as bicicletas elétricas conquistando cada vez mais o seu espaço entre os brasileiros, surge a dúvida se é preciso habilitação.

Publicado

em

Com as bicicletas elétricas conquistando cada vez mais o seu espaço entre os brasileiros, surge a dúvida sobre o uso da habilitação para pilotar as bikes. O que você acha?

Se você ainda não viu uma bicicleta elétrica, pode ser que esteja no país errado! As bicicletas têm se tornado cada vez mais uma opção para a rotina dos brasileiros, pois são mais rápidas que uma bicicleta tradicional e mais econômicas que uma moto, por exemplo.

Muita gente ainda não sabe o que é preciso para pilotá-la, por isso, acaba sendo uma opção que, mesmo boa, as pessoas deixam de lado. A principal dúvida é se as bicicletas elétricas precisam de habilitação para pilotar.

As bicicletas elétricas conseguem alcançar 25km/h, atingindo cerca de 350 watts, inclusive, não possui acelerador e funciona através do método antigo da própria bicicleta, pedalando.

Existem itens obrigatórios, como os retrovisores ao lado esquerdo e direito, velocímetro, com bons pneus, campainha, sinalização atrás e à frente da bicicleta. Para ser necessário uma habilitação, o veículo precisa atingir uma determinada velocidade.

A bicicleta precisa de habilitação?

Para pilotar as bicicletas elétricas, que se enquadram nas obrigações acima, não exige habilitação. A documentação será exigida para veículos com velocidade acima de 25km/h, com a potência do motor maior que 350 watts, o que já entra na categoria de habilitação ACC.

Por isso, a bicicleta elétrica não entra na categoria e não exige habilitação para pilotar.

No entanto, é preciso se atentar ao domínio da bicicleta, que é bem diferente de uma bicicleta tradicional. Se você ainda não entrou em contato com as bicicletas elétricas, alguns cuidados iniciais precisarão ser tomados.

Bicicletas elétricas

Para conseguir pilotar uma bicicleta elétrica de forma segura, separamos algumas dicas:

1. Mantenha a velocidade controlada dentro de um nível adequado;
2. Não esqueça de utilizar as luzes de sinalização e a campainha da bicicleta;
3. Faça uso do capacete;
4. Mantenha o tempo adequado para frear, pois o tempo de velocidade da bicicleta elétrica deverá ser controlada de uma forma diferente das bicicletas tradicionais.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS