Conecte-se conosco

Criptomoedas

Bitcoin: a moeda essencial no período de guerra

Em meio ao conflito contra a Rússia, os ucranianos começaram a utilizar o Bitcoin visto que a criptomoeda tornou-se a melhor opção. Leia amis!

Publicado

em

Bitcoin e outras criptomoedas no Imposto de renda.

Mediante ao conflito no leste europeu, diversos setores propuseram-se a prestar ajuda humanitária à Ucrânia depois da invasão da Rússia no país. Dessa forma, assim como ocorreu no Afeganistão, Faixa de Gaza e Cuba, o Bitcoin está ajudando a população ucraniana a se salvar dos problemas ocasionados pelo conflito armado em seu país.

Nesse sentido, os ucranianos podem fazer o uso do Bitcoin em seu território sem haver qualquer tipo de sanção restritiva uma vez que o parlamento definiu que qualquer pessoa pode utilizá-lo. Nessa medida, o Bitcoin apareceu tornando-se uma ferramenta chave para o recebimento de doações de diversas pessoas do mundo todo.

De fato, o governo ucraniano está extremamente isolado, necessitando dessas doações. Por exemplo, a OTAN está fazendo vista grossa e chega a ser cômico as sanções à antiga União Soviética, e, observando essa realidade, percebe-se que muitas pessoas estão em uma situação na qual é impossível a ajuda chegar pelos meios ortodoxos.

O sistema bancário não está operando corretamente, o sistema de pagamentos eletrônicos está inoperante para milhões de ucranianos, e a corrida aos bancos fez com que o — papel moeda se tornasse escasso —, mostrando mais uma vez a fragilidade de um sistema de reservas fracionárias.

À vista disso, o anonimato que o Bitcoin oferece é importantíssimo nos tempos de guerra, visto que qualquer cidadão — até russos que são contra o conflito — podem doar a moeda ao país vizinho. Não obstante, cada dia mais ucranianos estão utilizando o Bitcoin para fazerem suas transações e pagamentos. Isso foi impulsionado pelo fato dele ser legalizado no país, retirando qualquer tipo de impedimento burocrático.

Evidentemente, as moedas digitais são mais confiáveis e mais fáceis de serem utilizadas, pois podem ser doadas por qualquer pessoa do mundo, não apenas por aqueles que possuem a moeda governamental.

Nesse sentido, o Bitcoin possui em seu cerne a centralização, as entidades não governamentais e os ativistas locais desempenham funções complementares, onde podem muito mais facilmente distribuir as ajudas entre os indivíduos, garantindo assim que não fiquem desalentados e prontos para proteger a liberdade de seu país.

De fato, o Bitcoin está sendo uma saída para alguns problemas da população ucraniana, sendo utilizado para salvar várias pessoas durante este período de guerra.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS