Conecte-se conosco

Trend Investing

Bitcoin sobe mais de 70% nos 100 primeiros dias de 2023, diz XP

Ativos digitais em alta.

Publicado

em

O Bitcoin subiu mais de 70% nos 100 primeiros dias de 2023, segundo levantamento da XP Investimentos.

Com essa disparada, o criptoativo superou todos os demais ativos relacionados, e a alta da criptomoeda foi catalisada por expectativas de um Federal Reserve menos duro, em meio à sinais de desaceleração econômica e também temores de uma deterioração do setor bancário depois do colapso do Silicon Valley Bank.

De igual modo, incertezas em relação ao sistema financeiro mais tradicional também ajudaram a impulsionar a tese de descentralização do Bitcoin.

O relatório da XP é assinado por Jennie Li, estrategista de ações, e Rafael Nobre, analista internacional.

Bitcoin: análise de cenário

No relatório, os analistas destacaram que “100 dias se passaram desde que o ano começou, e apesar de termos começado o ano com um sentimento mais negativo em relação aos ativos de risco, eles surpreenderam até agora no ano”.

Também disseram que apesar de incertezas quanto à elevação da taxa de juros por bancos centrais, riscos de recessão ainda elevados, a continuação da guerra na Ucrânia, e, mais recentemente, uma crise bancária nos EUA e na Europa, as bolsas globais se mantiveram bem resilientes em 2023, devolvendo parte das fortes perdas registradas em 2022.

De acordo com eles, os índices de ações globais, medido pelo MSCI All Country World, subiu +7,4% em dólares no primeiro trimestre, em linha com a bolsa americana. Já a Europa surpreendeu sendo a melhor bolsa do ano até agora, depois de um inverno bem mais ameno do que esperado, evitando uma crise energética muito profunda, e uma economia mais resiliente também.

“O Brasil, por sua vez, ficou pra trás do rali. O Ibovespa registrou queda de -3,1% em dólares, e em reais, caiu -7,2% pressionado pelas incertezas domésticas em relação à política econômica. A tão aguardada proposta do arcabouço fiscal foi finalmente anunciada, mas ainda restam várias questões a serem endereçadas”, frisaram.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS