Criptomoedas
Bitcoin tem data para acabar: Veja o que acontece até lá
A criptomoeda mais famosa do mundo tem um limite para ser explorada. Ou seja, um dia o bitcoin vai acabar; entenda:
Você já deve ter ouvido falar em criptomoeda, certo? Se não ouviu, provavelmente conhece a palavra bitcoin. Esta é a criptomoeda mais famosa do mundo. Porém, o que poucos sabem é que ela não é um recurso infinito, ainda que seja digital. Ou seja, um dia a quantidade de bitcoins chegará ao fim.
Leia mais: Equatorial Energia (EQTL3): XP revisa recomendação de Neutra para Compra
Bitcoin pode acabar?
Ao todo existem 21 milhões de bitcoins definidos na base da criptomoeda pelo seu criador. Aliás, pode ser mais de um criador, já que ninguém sabe quem foi o autor dessa criptomoeda.
Para se ter uma ideia, mais de 18 milhões de bitcoins já foram encontrados. Para ter acesso ou encontrar uma moeda dessa é preciso utiliza rum processo chamado de mineração.
Exatamente por ter um limite em sua quantidade, o bitcoin se torna algo tão valioso. Essa é a ideia de escassez na criptomoeda, mas é o que ocorre com diversos outros ativos. O ouro, por exemplo, é um deles. Da mesma forma que tem que minerar o ouro, o bitcoin também, porém de modo digital.
Bitcoin comparado ao ouro
O protocolo base do bitcoin foi desenvolvido por uma entidade misteriosa chamada Satoshi Nakamoto. Foi ela quem determinou a quantidade limite de 21 milhões de bitcoins.
Porém, deferente do que ocorre com o ouro, não dá para minerar mais conforme a demanda aumenta. A oferta sempre é a mesma. Afinal, o número limite de bitcoins foi programa para ser atingido em 2140. Então, quantidade disponível da criptomoeda diminui para os mineradores.
Por conta dessa oferta limitada, o bitcoin é encarado como um ativo de proteção. Ou seja, pessoas investem dinheiro em bitcoin afim de protegê-lo da inflação e da desvalorização. É o que ocorre com o próprio ouro, inclusive.
Porém, a verdade é que não dá para prever com exatidão o futuro dessa moeda. O mercado tendo a lutar contra o avanço das criptomoedas, a fim de evitar colapsos financeiros. Existem planos para lançar moedas oficiais em forma digital. A concorrência com o passar do tempo deve ficar mais acirrada. Da mesma forma, o bitcoin será cada vez mais raro.

-
Tecnologia8 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia5 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo16 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?