Economia
Black Friday: mais do que descontos, conheça sua verdadeira história
Saiba como o evento varejista mais popular do mundo se originou.
A Black Friday se tornou um dos maiores acontecimentos no quesito de comércio e vendas. A data ocorre sempre durante a última sexta-feira do mês de novembro e é quando muitos clientes conseguem comprar uma série de itens com descontos incríveis.
Porém, mesmo com tamanha popularidade, poucas pessoas sabem como a iniciativa se originou. Sabe-se que o evento surgiu nos EUA ainda durante o século XIX, ocorrendo um dia depois do Dia de Ação de Graças, um dos feriados norte-americanos mais importantes no calendário deles.
Nesse sentido, o termo significa “sexta-feira negra” em uma tradução literal do inglês para a língua portuguesa, e se refere as promoções e abatimentos que os lojistas costumam oferecer.
Outro marco importante é que a data marca o começo da temporada de compras do final do ano.
Conhecendo as origens
Como foi dito anteriormente, a Black Friday teve sua origem nos Estados Unidos durante o século XIX, e o termo foi utilizado por dois especuladores chamados James Fisk e Jay Gould pela primeira vez, nessa época. Ambos tentaram enriquecer através do mercado de ouro na Bolsa de Valores de Nova York, mas fracassaram.
A derrocada dos empresários deu-se por conta da interferência do governo, que interviu nas negociações e acabou inflacionando o valor do metal no mercado, ocasionando uma severa queda de preços.
No Brasil, esse dia ocorre desde o ano de 2010, e agora, em 2023, vai ocorrer no dia 24/11.
Assim como é visto em outras localidades, a Black Friday brasileira é conhecida pela abundância de descontos em diversos tipos de bens de consumo, como móveis, eletrônicos, livros, roupas, dentre outros produtos.
Entretanto, o evento também foi alvo de muitas críticas devido a acusações de manipulações de preços e abatimentos, gerando o famoso meme “tudo pela metade do dobro”. Quem nunca ouviu, né?
Por fim, se você deseja aproveitar a Black Friday para comprar algo em especial, a dica dos especialistas é pesquisar bastante e ficar atento às oscilações de valores. Dessa forma, será possível encontrar as melhores ofertas e não ser lesado por comerciantes mal-intencionados.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia21 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas23 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Tecnologia22 horas atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz