Automobilística
BMW patenteia suspensão que gera eletricidade passando por lombadas e buracos
Não sabemos quais planos a BMW tem para este sistema, mas ele pode revolucionar a geração de eletricidade em veículos elétricos.
A BMW patenteou uma nova maneira de produzir eletricidade enquanto um veículo está sendo dirigido, aproveitando o poder do movimento da suspensão.
A empresa está claramente pensando fora da caixa e, mesmo que não saibamos quanta energia esse sistema realmente produziria (e se teria um impacto significativo no alcance), vale a pena explorar a ideia.
Carbuzz descobriu a patente registrada na Alemanha , que detalha como o sistema funcionaria. Aparentemente, ele usa um pequeno gerador que está conectado a um atuador que se parece com uma barra estabilizadora tradicional, que por sua vez está conectada ao braço da suspensão.
Há também uma embreagem unidirecional, que permite que o sistema capture energia apenas no golpe de rebote, já que o golpe de colisão pode produzir solavancos repentinos que podem causar danos.
O sistema também usa um mecanismo de engrenagem que basicamente multiplica a velocidade do movimento da suspensão, que multiplica o torque e a rotação aplicados ao volante embutido do gerador.
A energia pode então ser armazenada na bateria de 12 volts do carro ou na bateria de alta voltagem de um veículo elétrico que alimenta os motores de tração.
Lendo sobre como esse sistema funciona, também nos parece que ele pode ser usado para controlar a rolagem do veículo nas curvas ou aumentar a resistência de um lado para evitar a inclinação, algo semelhante aos sistemas ativos de mitigação de rolagem que já estão em uso em muitos grandes carros luxuosos.
Não sabemos quais planos a BMW tem para este sistema, se deseja integrá-lo a todos os seus futuros EVs para aumentar seu alcance ou se será uma opção cara reservada para suas ofertas elétricas mais luxuosas.
Também é mais provável para a próxima série de EVs sob medida da Neue Klasse, que o fabricante pretende começar a lançar no final de 2025.
Provavelmente ainda será considerado um recurso premium, portanto provavelmente não estará disponível para a parte mais acessível do fabricante da linha.
Pode ser reservado para modelos como o i7 ou modelos emblemáticos equivalentes e, mesmo assim, pode não vir como um recurso padrão. Também pode ser um truque que realmente não adiciona alcance significativo, então pode nem ser um recurso desejável – teremos que esperar para ver como e se a BMW o apresenta e em que contexto.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025