Conecte-se conosco

Economia

BNDES: programa voltado a Microempresas e MEIs

Em parceria com o Ministério da Economia, o BNDES está fazendo um programa voltado a MEIs e Microempresas. Confira aqui!

Publicado

em

BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fez o anúncio da segunda edição do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito, na modalidade garantia (PEAC-FGI), no qual poderá prestar apoio a microempresas e microempreendedores individuais (MEI).

Veja também: Proposta que aumenta limite de faturamento para MEIs é aprovada

De fato, de acordo com o chefe do Departamento de Produtos de Garantia para Acesso ao Crédito do BNDES, Luciano Lanz, no que tange a operacionalização desse programa, é necessário realizar uma assembleia geral extraordinária de cotistas do Fundo, além da divulgação do regulamento com as novas condições e o desenvolvimento e adaptações dos sistemas de tecnologia da informação (TI) do BNDES e dos bancos parceiros.

A expectativa é que esteja disponível para concessão de garantias em torno de um mês”, informou Lanz. Além disso, vale enfatizar que a parceria entre o BNDES e o Ministério da Economia nessa empreitada deu-se através da edição do PEAC que foi viabilizada pela Medida Provisória 1.114/2022.

Nessa nova rodada, não há novo aporte de recursos do Tesouro. O que acontece é que os recursos que já foram liberados em decorrência de resultados de aplicações financeiras do Fundo ou de operações de garantia eventualmente já liquidadas estão sendo usados para concessão de novas garantias”, aponta Lanz.

Com isso, você reforça o compromisso do governo federal e do BNDES no apoio ao empreendedorismo e no acesso ao crédito para aqueles que têm maior dificuldade em oferecer garantias ao sistema bancário”, complementa.

Desse modo, Lanz deixa claro que o foco dessa proposta é ampliar o acesso dos microempreendedores individuais e microempresas a esse crédito.

Apesar de a gente ainda estar sentindo os efeitos da pandemia, da própria guerra da Ucrânia e outras questões, a gente está em uma situação menos crítica sob esse ponto, o que permite que você reduza o percentual para esses segmentos, mas mantendo a expectativa de efetividade e alcance do programa”, concluiu.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS