Saúde
Boa noite, celular: Descubra os motivos para manter distância à noite
O hábito de levar o celular para a cama, na hora de dormir, pode até parecer inofensivo, mas gera uma série de elementos desfavoráveis para o bem-estar pessoal. Se você é do tipo que age dessa forma, é bom ficar atento.
A presença do celular em momentos de relaxamento é, por si só, uma interferência negativa. No caso do sono noturno, o momento máximo de descanso individual, ele pode acarretar sérios prejuízos, inclusive aumentar a sensação de cansaço.
A recomendação básica, nesse caso, é deixar o celular longe da cama, durante a noite. Vamos mostrar nas linhas abaixo três motivos que levam a essa conclusão. Acompanhe!
1) Uso de celular atrasa o sono
O principal aspecto é que o uso de smartphones momentos antes de dormir atrasa o início do sono. Além disso, a luz emitida pela tela desperta o corpo e altera o relógio biológico.
A retroiluminação desse tipo de aparelho interfere na produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono. Ele requer pouca luminosidade para ser liberado no corpo.
Fora isso, para quem tem indicativo de insônia, o uso de celular representa um grande inimigo para melhorar a qualidade de sono. Esse hábito pode, simplesmente, acirrar a dificuldade de dormir. Evite consultar telas horas antes de dormir e também no meio da noite.
2) Aumento da sensação de cansaço
Como um dificultador de sono, o celular é ótimo para aumentar a sensação de cansaço. O aparelho tende a expor as atividades cerebrais dos usuários a estímulos acima do recomendado durante a noite.
Interagir nas redes sociais, por exemplo, é algo extremamente prejudicial nas horas que antecedem o sono. Além disso, ao acordar, dê tempo ao corpo. Evite pegar o celular de imediato, pois a luz da tela pode deixar o cérebro em alerta.
3) Falta de higiene
Acredite, um aparelho celular pode ser tão sujo quanto um vaso sanitário. O dispositivo pode carregar mais de 23 mil tipos de bactérias. É algo semelhante à sola de um sapato.
Essa informação já é o suficiente para repensar a maneira como você insere o celular no seu dia a dia, especialmente na hora de dormir. Deixe-o longe da cama!
Por mais que os aparelhos podem ser limpos periodicamente, a higienização tende a ser insuficiente. A chance de, mesmo assim, eles carregarem bactérias e micro-organismos variados segue alta.

-
Finanças2 dias atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Criptomoedas2 dias atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco
-
Tecnologia2 dias atrás
Google lança plano de IA por US$ 249 mensais
-
Tecnologia2 dias atrás
Microsoft integra Grok 3 ao Azure
-
Empresas2 dias atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Mito sobre extinção de férias de 30 dias preocupa trabalhadores
-
Tecnologia18 horas atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix