Conecte-se conosco

Tecnologia

Banheiro seguro é sem celular: descubra os riscos graves que você pode estar correndo

Por mais banal que seja, esse tipo de hábito é capaz de gerar problemas graves. O ideal é ficar atento e tentar conter esse comportamento

Publicado

em

O celular está tão integrado aos afazeres do dia a dia que, por ser portátil e leve, muitos o carregam para os mais diversos lugares, inclusive para dentro do banheiro.

Esse hábito, no entanto, por mais banal que pareça e completamente natural, diante da realidade, pode gerar alguns riscos para você e para o aparelho.

Existe uma combinação de fatores específicos presentes em um banheiro que torna esse tipo de comportamento algo arriscado para a saúde.

Quais são os riscos?

Os celulares são dispositivos que, pelas características de superfície e uso, costumam acumular muitas bactérias e germes. A todo momento, por exemplo, tocamos em objetos diversos e, em seguida, usamos o celular.

Ao levá-los para dentro do banheiro, um ambiente úmido e favorável à proliferação de germes, aumentam-se os riscos de contágio e contaminação.

Algumas das bactérias podem até parecer inofensivas, mas existem aquelas que são capazes de causar doenças, como as provenientes da Salmonella e a Escherichia Coli.

Bactérias

A Salmonela causa a salmonelose, ou seja, uma infecção que apresenta sintomas de vômito, diarreia, cólica e febre. É bom ficar atento aos cuidados necessários para evitá-la.

Já a Escheria Coli é conhecida por provocar doenças diversas, como infecção urinária, diarreia e a colite hemorrágica. Não se trata, portanto, de algo brando e tranquilo.

Risco de hemorroida

Se você é daquelas pessoas que ficam muito tempo sentadas no vaso sanitário usando o celular, fica o alerta para outro problema grave.

Essa não é a melhor ideia, tampouco o comportamento ideal, caso você já tenha hemorroidas. E mesmo que não tenha desenvolvido ainda, há riscos de se ter, eventualmente, por causa desse tipo de hábito.

Se você leva o celular para dentro do banheiro, evite ficar muito tempo sentado ao vaso, enquanto lê mensagens ou confere postagens nas redes sociais. Essa distração é perigosa.

Da mesma forma, lave bem as mãos e não use o aparelho com a mesma mão que deu descarga, se limpou ou tocou em algo.

Riscos para o celular

Os riscos, no entanto, não se restringem ao indivíduo. O aparelho também pode ser prejudicado. O vapor e umidade presentes no banheiro podem danificar o smartphone.

Se eles acessarem alguma porta de entrada do celular, podem acelerar ou promover a oxidação dos componentes internos, além de gerar danos à tela e dificuldades no carregamento.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS