Conecte-se conosco

Automobilística

Boa notícia para os motociclistas: Se sua moto der pane, você pode empurrá-la pela via

Mas atenção! Só é permitido empurrar a moto pela via diante de uma exceção à regra. Saiba o que mudou na lei para não ser pego de surpresa.

Publicado

em

A situação desesperadora de, por algum problema mecânico, sua motocicleta ficar inutilizada no meio de uma via agora poderá ser mais tranquila para os motoristas.

Antes, os motociclistas que passavam por essa situação não podiam empurrar a moto pela via até encontrar algum mecânico. Isso gerava uma multa pesada para o bolso de quem já teria que arcar com o conserto da moto.

Agora, é possível empurrar a moto pela via, caso haja algum problema mecânico ou pane. Essa prática só se tornou possível graças à atualização do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, que começou a valer a partir do dia 2 de janeiro de 2023.

Antes, o manual abria margem para que essa prática se configurasse em uma infração. Isso porque, mesmo que desmontado, o piloto não era considerado pedestre e deveria seguir todas as leis de trânsito, como se a moto estivesse ligada e em pleno funcionamento.

Por esse motivo, não era permitido empurrar o veículo pelo meio-fio ou calçada nem na contramão, além de ter que obedecer a sinalização e utilizar o capacete.

Assim dizia a lei:

O condutor de motocicleta, quando desmontado empurrando o veículo nas vias públicas, não se equipara ao pedestre, estando sujeito às infrações previstas no CTB.

Essa regra tinha como intenção a proteção dos pedestres e quem se opunha a ela e dirigia sem segui-la podia ter que arcar com as consequências de uma infração gravíssima, levando, assim, sete pontos na carteira de motorista e uma multa salgada, no valor de R$ 880,41.

Agora, em adição a essa fala que já existia, se une o trecho “exceto em caso de defeito, pane mecânica ou elétrica”, o que permite que nesses casos o motociclista possa empurrar o veículo sem se preocupar em seguir as normas de trânsito.

Dessa maneira, nada muda aos pedestres, que continuam protegidos. E também aumenta a proteção desses motociclistas que já estão passando por uma situação adversa.

No entanto, motociclistas que empurrarem motos sobre canteiros ou calçadas a fim de encurtar caminho, com a moto em plenas condições de condução, ainda sofrerão com a multa. A exceção existe apenas para caso de motos que estejam com problemas mecânicos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS