Bancos
Boletos agora podem ser pagos via Pix
Resolução do Banco Central.
Os boletos bancários já contam com uma nova opção de pagamento: o Pix. Com a entrada em vigor da resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro, os documentos poderão conter um código QR específico para a quitação da cobrança de forma instantânea, sem a necessidade de utilizar o tradicional código de barras.
A mudança promete mais agilidade no processamento dos pagamentos, já que, ao usar o Pix, a compensação ocorre de maneira imediata, eliminando a espera de dias úteis, comum nos boletos convencionais. Para efetuar o pagamento, basta que o usuário escaneie o código QR com o celular e confirme a transação.
Outra novidade prevista na resolução é o chamado boleto dinâmico, que permitirá a transferência de titularidade dos títulos de cobrança quando a dívida for negociada. No entanto, essa funcionalidade ainda depende de uma instrução normativa do BC para entrar em vigor. Segundo o órgão, o boleto dinâmico proporcionará mais segurança para pagamentos de dívidas representadas por determinados ativos financeiros, como a duplicata escritural, regulamentada pela Lei nº 13.775, de 2018.
Pix
O Banco Central destaca que essa inovação será fundamental para garantir que os pagamentos sejam direcionados ao legítimo detentor dos direitos sobre a dívida, beneficiando tanto o pagador quanto o credor. Além disso, o boleto dinâmico será emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC, reforçando a confiabilidade das transações.
Para as duplicatas escriturais, a medida assegura que o devedor consiga quitar a obrigação diretamente ao credor correto, sem necessidade de troca de instrumentos de pagamento. Da mesma forma, quem adquire esses títulos como investimento não precisará se preocupar com mudanças na forma de recebimento dos valores.
Como os sistemas de escrituração e registro desses títulos ainda estão em fase de implementação, o Banco Central estabeleceu um prazo de até seis meses para que o boleto dinâmico seja adotado após a aprovação de pelo menos um desses sistemas.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia9 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política12 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira