Economia
Bolsa Família: saiba qual é o novo valor do benefício que ajudará milhões de brasileiros
O valor do Bolsa Família foi firmado por uma MP assinada ontem, durante a cerimônia de posse. Saiba qual o valor atual do benefício.
Na cerimônia de posse que aconteceu no último domingo, dia 01 de janeiro de 2023, foi assinada a Medida Provisória (MP) que garantiu um novo valor ao Bolsa Família.
Esse era um dos receios dos beneficiários do Auxílio Brasil, que o valor do benefício, agora substituído pelo Bolsa Família, viesse a diminuir.
O que não ocorreu, visto que o valor deverá ser mantido em 600 reais por todo o ano de 2023, além de ter sido implementado um acréscimo de 150 reais para cada criança menor de 6 anos da família beneficiada.
Foi possível manter o valor das parcelas graças à Proposta de Emenda à Constituição de Transição, que buscou recursos para manter esse e outros programas sociais do novo governo.
Mesmo que o esperado fosse a diminuição no valor do benefício em janeiro, nas promessas de campanha dos dois maiores candidatos, Bolsonaro (PL) e Lula (PT), havia a manutenção do auxílio a 600 reais.
Isso só foi possível com a aprovação da PEC em questão, que liberou 145 bilhões de reais do teto de gastos, que serão destinados à manutenção do valor do Bolsa Família e outras promessas de campanha.
O esperado é que as regras para o benefício em 2023 sejam as mesmas ou muito similares às do Auxílio Brasil. Dessa forma, os que foram beneficiados anteriormente pelo auxílio deverão migrar automaticamente para o sistema do Bolsa Família.
Como receber o Bolsa Família?
Para receber o auxílio dedicado às famílias de baixa renda, é necessário se cadastrar no sistema de dados do Governo Federal, o Cadastro Único (CadÚnico).
Pela internet, é possível fazer um pré-cadastro no sistema, no entanto, é necessário se encaminhar a um CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) mais próximo de você para efetuar o cadastro permanente.
Aqueles que já possuem seus cadastros precisam ficar atentos para que os dados sempre estejam atualizados.
Para ser elegível ao Bolsa Família, por outro lado, é necessário que a renda per capita da família seja de até 105 reais. Caso na família exista alguma pessoa menor de 21 anos ou gestante, é permitido que a renda per capita seja de até 210 reais.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025