Conecte-se conosco

Economia

Bolsa Família: saiba qual é o novo valor do benefício que ajudará milhões de brasileiros

O valor do Bolsa Família foi firmado por uma MP assinada ontem, durante a cerimônia de posse. Saiba qual o valor atual do benefício.

Publicado

em

Bolsa Família 2023: foi divulgado o calendário de saque em janeiro

Na cerimônia de posse que aconteceu no último domingo, dia 01 de janeiro de 2023, foi assinada a Medida Provisória (MP) que garantiu um novo valor ao Bolsa Família.

Esse era um dos receios dos beneficiários do Auxílio Brasil, que o valor do benefício, agora substituído pelo Bolsa Família, viesse a diminuir.

O que não ocorreu, visto que o valor deverá ser mantido em 600 reais por todo o ano de 2023, além de ter sido implementado um acréscimo de 150 reais para cada criança menor de 6 anos da família beneficiada.

Foi possível manter o valor das parcelas graças à Proposta de Emenda à Constituição de Transição, que buscou recursos para manter esse e outros programas sociais do novo governo.

Mesmo que o esperado fosse a diminuição no valor do benefício em janeiro, nas promessas de campanha dos dois maiores candidatos, Bolsonaro (PL) e Lula (PT), havia a manutenção do auxílio a 600 reais.

Isso só foi possível com a aprovação da PEC em questão, que liberou 145 bilhões de reais do teto de gastos, que serão destinados à manutenção do valor do Bolsa Família e outras promessas de campanha.

O esperado é que as regras para o benefício em 2023 sejam as mesmas ou muito similares às do Auxílio Brasil. Dessa forma, os que foram beneficiados anteriormente pelo auxílio deverão migrar automaticamente para o sistema do Bolsa Família.

Como receber o Bolsa Família?

Para receber o auxílio dedicado às famílias de baixa renda, é necessário se cadastrar no sistema de dados do Governo Federal, o Cadastro Único (CadÚnico).

Pela internet, é possível fazer um pré-cadastro no sistema, no entanto, é necessário se encaminhar a um CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) mais próximo de você para efetuar o cadastro permanente.

Aqueles que já possuem seus cadastros precisam ficar atentos para que os dados sempre estejam atualizados.

Para ser elegível ao Bolsa Família, por outro lado, é necessário que a renda per capita da família seja de até 105 reais. Caso na família exista alguma pessoa menor de 21 anos ou gestante, é permitido que a renda per capita seja de até 210 reais.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS