Conecte-se conosco

Economia

Bolsonaro diz que Petrobras é “monstrengo” e avalia privatizar apenas parte dela

Presidente Jair Bolsonaro volta a tecer críticas e levanta possibilidade de privatizar apenas parte da Petrobras.

Publicado

em

Em entrevista à rádio Cultura do Espírito Santo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a Petrobras é um “monstrengo” e revelou que seu plano é privatizar parte dela. A possibilidade foi levantada pela primeira vez e já estaria em análise pela equipe econômica.

Leia mais: Preço da carne recua 0,78% para o consumidor em outubro, mostra IPC/Fipe

“Não tenho ingerência sobre a Petrobras, tanto que espero privatizar parte dela, o que não é fácil. Já entrei em contato com a equipe econômica”, disse Bolsonaro.

O presidente voltou a criticar o lucro recebido pelos acionistas da estatal, embora a maior parcela deles seja destinada à União. Segundo ele, a petroleira não retorna bons resultados.

“A Petrobras é um monstrengo, é uma coisa estatal, tem monopólio e vive em função dela. Ela vive das legislações existentes para que os acionistas nunca tenham, não digo prejuízo, mas lucro bom”, afirmou.

Entretanto, os argumentos são contestados por parlamentares e especialistas, que garantem que a petroleira é a principal empresa pública do Brasil. A Petrobras lucrou R$ 31,1 milhões somente no terceiro trimestre deste ano.

A privatização da empresa é um assunto que vem sendo abordado por Bolsonaro há algumas semanas. Recentemente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ter vontade de vender a estatal em até dez anos.

Alta nos combustíveis

Ainda durante a conversa, Bolsonaro reafirmou que a culpa na alta dos preços dos combustíveis é principalmente do ICMS, imposto cobrado pelos estados. Ele também voltou a dizer que não vai interferir na política de preços da Petrobras.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS