Conecte-se conosco

Economia

Bolsonaro tem ‘vontade’ de vender Petrobras e vai consultar equipe econômica

Críticas sobre os preços dos combustíveis faz com que o presidente Jair Bolsonaro considere a privatização da estatal.

Publicado

em

O presidente Jair Bolsonaro fará uma consulta à equipe econômica sobre a possibilidade de vender a Petrobras. O motivo citado pelo chefe do Executivo nesta quinta-feira, 14, são as críticas ferrenhas que vem sofrendo em razão do aumento nos preços dos combustíveis.

Leia mais: Mudança na cobrança de ICMS sobre combustíveis é aprovada; Valor pode cair em 2022

“Sabe qual o imposto federal no gás de cozinha? Zero. Eu zerei em março ou abril e mesmo assim aumentou de preço. Essas verdades é que doem para muita gente. É muito fácil: aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro. Eu já tenho vontade de privatizar a Petrobras, tenho vontade. Vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer”, disse o presidente em entrevista a uma rádio de Pernambuco.

Há alguns meses, Bolsonaro vem afirmando de forma recorrente que o ICMS é o grande responsável pela disparada nos preços dos combustíveis. O imposto é de competência dos estados.

Para especialistas, no entanto, o verdadeiro culpado pelo aumento é a desvalorização do câmbio. O real é uma das moedas que mais acumularam perdas neste ano. Além de fatores externos, a falha em avançar com a agenda de reformas derrubou seu valor.

Em entrevista recente, Bolsonaro havia declarado que não pretende interferir na Petrobras. “Eu não posso, não é controlar, mas melhor direcionar o preço de combustível. Mas quando aumenta, a culpa é minha. Aumenta o gás, a culpa é minha, apesar de ter zerado o imposto federal”.

“Reconheço que não pode zerar o ICMS, mas a cobrança não pode ser feita com um percentual sobre o preço na bomba”, completou.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS