Política
Bolsonaro veta PLC 184/2017: entenda!
O presidente da república vetou o PLC 184/2017. Confira aqui o argumento do executivo para o veto desse PL. Entenda!
Jair Messias Bolsonaro, presidente da república brasileira, vetou de forma integral o projeto de lei (PLC 184/2017). Esse projeto, em suma, visava permitir que os estudantes da zona rural dividissem seus meses de ensino entre aulas práticas e aulas teóricas, a primeira no campo e a segunda em sala de aula.
Veja também: Bolsonaro nomeia diretor de documentário como secretário do Audiovisual
Nesse sentido, de acordo com as justificativas do presidente em relação ao veto, publicado no Diário Oficial da União no dia 23 de junho de 2022, a matéria possui um caráter institucional e “andava” na direção contrária do interesse público por levar em consideração no projeto de lei apenas as instituições do campo.
Nesse sentido, o projeto foi aprovado no Senado no final do mês de maio, no qual o relator era o ex-senador Pedro Chaves (MS), que, inclusive, em sua base metodológica inclui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Na realidade, a chamada “pedagogia da alternância”, prevê que, durante duas semanas do mês, os jovens aprendam na escola conhecimentos ditos “gerais” e técnicos, voltados para a realidade agrícola.
Já na quinzena seguinte, os discentes poderiam ter a possibilidade de aplicar esses conhecimentos diretamente no campo, com ênfase nas propriedades de suas famílias ou nos arredores da escola. No entanto, o Executivo, comandando pelo presidente da república, argumentou que, ouvindo o Ministério da Educação, optou por vetar a proposta.
O argumento base é o seguinte: “contraria o interesse público e incorre em vício de inconstitucionalidade ao substituir a expressão ‘escolas rurais’ pela expressão ‘escolas do campo’, de sentido mais restrito, pois estas se referem somente às escolas situadas em ambientes rurais e que se enquadram na modalidade de educação do campo, enquanto aquelas podem se enquadrar nas modalidades de educação do campo, de educação escolar indígena e de educação escolar quilombola”.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção