Conecte-se conosco

Tecnologia

Bradesco deixa o PIX mais inteligente: IA agora confirma transferências

Publicado

em

O avanço dos sistemas de Inteligência Artificial é cada vez mais evidente e atinge diferentes setores da economia. Até os bancos já começaram a aprimorar e implantar novidades tecnológicas para otimizar alguns serviços.

O Bradesco, por exemplo, decidiu apostar na assistente inteligente do banco, chamada BIA, para confirmar transferências por PIX que foram retidas por segurança. Ela vai acionar os clientes sempre que for necessária a confirmação de mais detalhes para liberar a transação.

De acordo com as informações divulgadas pelo banco, a BIA estabelecerá contato via WhatsApp, que é o canal oficial utilizado para estabelecer interações entre clientes do Bradesco e a assistente digital.

Desde o ano passado

Essa mesma tática já é utilizada pelo Bradesco desde 2022, com uso do mesmo recurso para confirmar movimentações suspeitas, mas envolvendo somente o cartão de crédito.

O banco informou que mais de R$ 96 milhões foram recuperados ou salvos pela novidade. Ela conseguiu identificar e bloquear diversas tentativas de golpe.

O diretor de Segurança Corporativa do Bradesco, José Gomes Fernandes, explicou, em nota, que, antes da confirmação com os clientes, o sistema avalia diversas variáveis que vão desde o histórico e perfil da conta até o valor da transação e a conta de quem receberá o dinheiro.

BIA? O que é?

A BIA é uma assistente inteligente que foi lançada em 2016 pelo Bradesco. Ela consegue consultar saldos, extratos, comprovantes dos correntistas e outras informações solicitadas pelos clientes.

De acordo com o banco, já foram mais de 2 bilhões de interações, desde então. Ao longo do tempo, ela se mostrou eficiente e essencial para garantir a segurança de determinadas transações. Espera-se que no caso do Pix não seja diferente.

Recorde em julho

As movimentação via Pix registraram um novo recorde, no Brasil, durante o mês de julho. Em dois dias consecutivos (6 e 7 de julho), foram mais de 128 milhões de operações.

A popularidade desse novo modelo de pagamentos e transferências é inquestionável. Ele já é o sistema mais utilizado entre os brasileiros, apesar do pouco tempo de existência.

Em junho, o serviço chegou a 625 milhões de chaves Pix ativadas no Brasil. Elas se dividem da seguinte forma:

  • Chaves aleatórias: 275 milhões
  • Celular e CPF: 123 milhões cada
  • E-mail: 92 milhões

Em 2022, a modalidade totalizou 24 bilhões de transações, com uma média diária de 66 milhões de operações. O Pix ultrapassou todas as demais (cartão de débito, boletos, DOCs, TEDs e cheques).

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS