Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Bradesco terá inteligência artificial para confirmar PIX

Trata-se da BIA.

Publicado

em

O Bradesco (BBDC4) terá inteligência artificial para confirmar PIX.

Trata-se da BIA, e a ferramenta passará a entrar em contato com os clientes do banco para confirmar envios de Pix que sejam retidos para análise de segurança.

O banco disse que o contato será feito através do WhatsApp, canal em que a BIA já “conversa” com os clientes.

E acrescentou que o modelo de prevenção a fraudes é o mesmo que o banco já utiliza na confirmação de gastos com cartão de crédito, desde abril do ano passado. Cálculos do Bradesco apontam que mais de R$ 96 milhões em fraudes foram evitadas pela inteligência artificial.

“Antes da confirmação com os clientes, avaliamos diversas variáveis que vão desde o histórico e perfil do cliente, valor da transação, até a conta do beneficiado”, diz em nota o diretor de Segurança Corporativa do Bradesco, José Gomes Fernandes. “A BIA se mostrou uma ferramenta fundamental em transações de segurança.”

A BIA foi lançada em 2016, e faz consultas para os clientes, como saldos e extratos, informe de rendimentos e envio de comprovantes. Desde a criação, soma mais de 2 bilhões de interações.

Bradesco (BBDC4): IBM

A instituição financeira também pretende ampliar seu relacionamento com a IBM para explorar e avaliar o uso de criptografia quântica por meio do Inovabra, seu braço de inovação.

Ao mercado, pontou que vai implementar o IBM Quantum Safe Explorer, plataforma voltada a varrer e localizar ativos criptográficos, pendências e vulnerabilidades.

Também disse que os especialistas devem ajudar o Bradesco a identificar potenciais algoritmos criptográficos vulneráveis nos seus sistemas, auxiliando na identificação de aplicações sob risco de ataques, e tudo isso por meio da plataforma.

Com isso, será possível criar um Inventário de Materiais Criptográficos (CBOM). O objetivo é melhor planejar, implementar e aplicar na prática a tecnologia de criptografia pós-quântica. A aplicação do Open Finance da instituição será utilizada como piloto.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS