Conecte-se conosco

Economia

Brasil cai duas posições e deixa time das 10 maiores economias do mundo

País pode se tornar uma Venezuela, disse Guedes

Publicado

em

A crise de 2020 deverá confirmar a saída do Brasil do grupo das dez maiores economias do mundo, como já mostrou outro levantamento do Ibre/FGV, de outubro do ano passado. O País deverá fechar o ano como a 12ª maior economia em termos de valor do PIB, ultrapassado por Canadá, Coreia do Sul e Rússia.

“Fica muito claro que o Brasil tem algum problema crônico e interno. É uma questão doméstica muito grave, que atribuo aos problemas que existem na gestão do Executivo e do Congresso, conflitos que persistem ao longo do tempo”, diz o economista-chefe da agência Austin Rating, Alex Agostini.

Brasil cai duas posições e deixa time das 10 maiores economias do mundo

(Blank Headline Received)

Brasil: Venezuela

A um podcast, ontem, o ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou que o Brasil pode virar uma Argentina ou uma Venezuela rapidamente caso continue aumentando seu endividamento e tome decisões erradas de política econômica.

“Para virar a Argentina, seis meses; para virar Venezuela, um ano e meio. Se fizer errado, vai rápido. Agora, quer virar Alemanha, Estados Unidos? [São necessários] dez, quinze anos na outra direção”, afirmou.

“Você prefere juro baixo, muito investimento, emprego, renda, Bolsa subindo, todo mundo ganhando, estourando champagne, um país da prosperidade, ou prefere ir para a Venezuela?”, questionou o ministro em outro momento.

Segundo a Folha, ele deu as declarações em uma semana marcada pela queda de valor de mercado da Petrobras na Bolsa após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciar a troca do presidente da estatal em meio a críticas à política de preços dos combustíveis.

Também defendeu privatizações para que empresas possam, inclusive, gerar recursos para os mais carentes e criticou, sem citar nomes, o uso de estatais para benefício da classe política e financiamento de campanhas eleitorais.

Em certo momento, o ministro chegou a criticar uma frase usada recentemente pelo próprio Bolsonaro. “Tem uma turma que começa: ‘o petróleo é nosso’. É nosso? Então dá para a gente. Vamos dar para o povo brasileiro. Vamos pegar os dividendos da Petrobras e entregar uma parte para o povo brasileiro”, afirmou Guedes.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS