Conecte-se conosco

Commodities

Brasil compra mais arroz e trigo dos EUA

Brasileiros mantiveram importações dentro das cotas isentas de tarifas.

Publicado

em

Os Estados Unidos venderam mais arroz e trigo para o Brasil na semana passada, mostram dados do Departamento de Agricultura norte-americano (USDA), mas os volumes foram relativamente baixos e se mantiveram dentro das cotas isentas de tarifa, em um ano de preços históricos dos produtos agrícolas no país.

A USDA contabilizou a venda de 7,2 mil toneladas nesta semana. Já na semana passada, o volume chegou a 30 mil toneladas depois que o governo brasileiro zerou a Tarifa Externa Comum (TEC) para países de fora do Mercosul à uma cota de 400 mil toneladas, válida até o fim de 2020.

Com a nova compra, o total de vendas de arroz dos EUA para o Brasil nesta ano já está acima das 35,5 mil toneladas registradas pelo governo norte-americano em todo o ano de 2010, o último em que os país tiveram negociações expressivas da commodity.

Mesmo com cota sem tarifa tentando aliviar os preços para os consumidores no Brasil, a cotação da saca de 50 kg do arroz no Rio Grande do Sul, maior produtor brasileiro, segue batendo recordes, tendo chegado à máxima histórica de 106,24 reais na quarta-feira, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Trigo

Apesar de permanecer em patamares historicamente elevados, em torno de 1.150 reais, mesmo com o início da colheita no Brasil e de compras de centenas de milhares de toneladas do produto fora do Mercosul, principalmente nos Estados Unidos, a cotação do trigo perdeu força em relação às máximas do ano de mais de 1.200 reais a tonelada vistas anteriormente em 2020.

Em função das medidas de isolamento adotadas para conter a pandemia, houve aumento na demanda por trigo e arroz, mas o câmbio é fator importante na composição dos preços aos produtores.

Favorecendo importações como as indicadas pelos USDA na semana passada, o governo brasileiro isentou da TEC uma cota de 1,2 milhão de toneladas de trigo até novembro desde ano.

Foram contabilizadas somente 3,1 mil toneladas de trigo HRW vendidas esta semana, subindo para mais de 600 mil toneladas o total comprado pelo Brasil dos EUA em 2020.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS