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Política

Brasil poderá ter bilhete único nacional para sistemas de transporte público

Trata-se do Projeto de Lei 1830/22.

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A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1830/22, que propõe a coordenação pela União na implementação de um sistema nacional de bilhete único para todos os modos de transporte público.

O deputado Augusto Puppio (MDB-AP), relator da proposta, recomendou sua aprovação, destacando que a iniciativa proporcionará eficiência operacional, redução de custos e aprimoramentos na integração do serviço, preservando a eficácia e a organização do sistema.

O texto do projeto introduz novos dispositivos na Lei de Mobilidade Urbana. O sistema proposto será eletrônico e pré-pago, permitindo o uso de cartões e aplicativos para celular. Vale ressaltar que o valor da tarifa continuará a ser estabelecido por estados, Distrito Federal ou municípios.

Bilhete único nacional

O deputado Kim Kataguiri (União-SP), autor da proposta, argumentou que atualmente cada localidade possui seu próprio sistema de pagamento, obrigando muitas vezes as pessoas que residem em um município e trabalham em outro a utilizar dois sistemas distintos.

O projeto seguirá sua tramitação em caráter conclusivo, passando ainda pela análise das comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Malha rodoviária

A malha rodoviária do Brasil é extensa e composta por uma ampla rede de estradas que conectam diferentes regiões do país. A infraestrutura rodoviária brasileira é gerenciada por diferentes esferas governamentais, incluindo o governo federal, estadual e municipal. Alguns dos principais componentes da malha rodoviária brasileira incluem:

  • Rodovias Federais

O governo federal é responsável pela gestão das rodovias federais, que são identificadas pelo prefixo “BR” (por exemplo, BR-101, BR-116). Essas rodovias são fundamentais para a integração nacional e para o transporte de mercadorias e passageiros.

  • Rodovias Estaduais

Cada estado brasileiro possui sua própria rede de rodovias estaduais, sob a responsabilidade do governo estadual. Essas estradas conectam cidades e regiões dentro de um mesmo estado.

  • Rodovias Municipais

As prefeituras municipais são responsáveis pela gestão das rodovias municipais, que geralmente ligam áreas urbanas e rurais dentro de um município.

  • Sistemas Rodoviários Privados

Algumas estradas são operadas por concessionárias privadas, que administram, mantêm e, em alguns casos, cobram pedágios para financiar melhorias e expansões na infraestrutura.

A malha rodoviária do Brasil é crucial para o transporte de carga e passageiros, desempenhando um papel fundamental na economia do país. No entanto, é importante observar que a qualidade e a condição das estradas podem variar consideravelmente, com alguns trechos apresentando desafios como falta de manutenção adequada, buracos e congestionamentos.

(Com Agência Câmara).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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