Conecte-se conosco

Artigos

Brasil tem a maior alta de venda de motos do país dos últimos 10 anos

Alto custo de manter um carro fez a procura por motos disparar. Esse é o melhor resultado de vendas e fabricação desde 2013.

O cenário não está muito propício para os motoristas no Brasil, isso porque além da gasolina cara, os carros estão muito valorizados, e quem busca comprar um automóvel acaba dando de cara com preços muito altos.

Diante disso, a venda de motos tem subido muito no país, pois além de mais econômica, o preço de compra ainda é mais baixo em relação a um automóvel. Outro fator que contribuiu para o aumento do número de motos foi o crescimento de entregadores durante a pandemia, que valorizou o mercado de delivery.

Só em agosto foram mais de 145 mil fabricações de motocicletas, isso equivale a um volume 17,9% maior que o mesmo período do ano passado. O crescimento de emplacamento de motos também cresceu. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o crescimento foi de 17,78% desde janeiro deste ano.

Já o emplacamento de carros teve uma queda grande no mês passado, foram pouco mais de 7,04%. Março de 2022 teve o pior percentual de emplacamento nos últimos 30 anos.

De acordo com Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, o principal responsável por essa explosão de vendas foi o aumento do delivery, isso porque a procura por motos de baixa cilindrada cresceu muito.

Esse tipo de motocicleta é mais usado por quem trabalha com entregas devido a alta economia de combustível. O emplacamento de motos de baixa cilindrada somou 81,1% do mercado, isso equivale a 96.111 unidades.

“Um grande número de pessoas desempregadas encontrou na motocicleta uma alternativa de renda. O comércio eletrônico, que já vinha crescendo, tomou impulso ainda maior, e até alguns trabalhadores que têm carteira assinada fazem entregas para completar a renda”, explica Fermanian.

O fato de a gasolina ter chegado a R$ 8 o litro este ano também foi um forte contribuinte para a troca de veículos, já que a moto é muito mais econômica nesse quesito, se comparada aos carros. Além disso, o custo de manutenção de um carro é bem mais alto.

Com a alta da procura por motocicletas no país, os bancos acabaram facilitando o financiamento desse tipo de veículo. O Banco do Brasil, por exemplo, possui crédito com taxa de juros a partir de 1,83% e parcelamento em até 60 vezes. O banco ainda oferece financiamento de 100% do valor em motos de até R$ 20 mil.

O Santander é outro banco que facilitou o financiamento de motocicletas, com juros ainda mais baixos, a partir de 1,35%. Porém, o pagamento, neste caso, pode ser feito somente em até 48 vezes.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS