Conecte-se conosco

Agronegócio

Bucha vegetal: como plantar em casa

Dicas de cultivo para plantio da bucha vegetal em vasos

Publicado

em

Luffa cylindrica, popularmente conhecida como bucha vegetal, apresenta diversas utilidades tanto para a saúde, quanto para a higiene pessoal e limpeza. As buchas, são frutos de uma planta trepadeira de fácil cultivo, cujas folhas, frutos e sementes são também usadas na prevenção de doenças como anemia, bronquite, asma, hemorragias, entre outras. O fruto é considerado ainda, um ótimo esfoliante, por retirar as células mortas da pele e estimular a circulação sanguínea. Ademais, é um produto biodegradável e, por isso, é a opção mais sustentável a ser utilizada no dia a dia para realizar trabalhos domésticos e de limpeza. Logo, em vista das muitas utilidades da bucha vegetal, vale a pena ter a planta em casa, e a gente te mostra as principais dicas para cultivo, que são muito simples e fáceis.

Como plantar

Inicialmente, separe algumas sementes de bucha vegetal. Elas podem ser retiradas do interior do fruto maduro já desenvolvido. Depois disso, escolha um vaso de bom tamanho e profundidade e certifique-se que há orifícios de drenagem. Coloque uma camada de pedras no fundo do vaso para que a água não emposse e prejudique o adiantamento das raízes.

Feito isso, preencha com terra bem adubada até a borda. Cave três pequenas covas no vaso e plante as sementes, cobrindo com uma camada fina de terra. Três sementes por vaso é o suficiente, e o ideal, é que o plantio se dê no início da primavera. Depois, regue moderadamente, de forma que o solo fique úmido, nunca encharcado.

Deixe seu vaso em local bem iluminado e com incidência de sol direto e ague com frequência, especialmente, nos primeiros dias, até que ocorra a germinação e a plante fique firme raízes no solo. Posteriormente, reduza as regas gradativamente, conforme ela for crescendo. Como se trata de uma trepadeira, é importante colocar treliças para facilitar o seu desenvolvimento.

Adube a terra sempre que necessário e faça podas apenas de limpeza, retirando folhas e galhos secos. Desse modo, em poucos dias, você terá uma plantinha graúda e cheia de frutos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS