Automobilística
‘Cabelinhos’ pneus: Entenda o papel crucial na sua segurança!
Todos sabemos os riscos de um pneu careca, mas você sabe por que os novos chegam com um tipo de “cabelinho”? Descubra agora o motivo.
É de conhecimento comum que dirigir com pneus carecas coloca o motorista, passageiros e até mesmo outros carros e pedestres em risco. Isso porque os pneus já perderam a maioria do desenho, que serve exatamente para dar aderência ao chão e evitar que o carro derrape.
Além disso, quando os pneus estão carecas, eles se tornam mais suscetíveis a rasgos, furos e estouros, que podem ocasionar acidentes graves. Por conseguinte, a eficiência do freio é menor e o consumo de combustível passa a ser maior.
Por esses motivos e muito mais, a recomendação é verificar regularmente a condição dos pneus e trocá-los assim que for necessário. No entanto, ao adquirir um pneu novo, muitos motoristas ficam confusos e até mesmo incomodados com um detalhe bastante peculiar.
‘Pelinhos’ nos pneus novos
Se você já viu um pneu novo, deve ter percebido que, além dos sulcos feitos para escoar a água e evitar que o carro derrape, ele chega com uma espécie de “cabelinho” ou “pelos”, que muitos não sabem qual a finalidade.
Na verdade, a função é bem simples, mostrar que o item não foi utilizado, além de que a formação dos pelinhos de borracha significa que o processo de fabricação foi feito da maneira correta. Isso porque eles representam que não existem gases presos ou bolhas de ar no pneu.
Caso o pneu tivesse alguma dessas imperfeições, isso definitivamente comprometeria o desempenho e a integridade estrutural. No entanto, a partir do momento que eles saem da fábrica, os pelinhos não afetam mais a segurança ou a direção do veículo.
Posso tirar os pelinhos do pneu?
A remoção dos pelinhos do pneu novo não prejudica em nada seu funcionamento, claro, desde que isso seja feito da maneira correta, ou seja, sem remover a borracha do pneu e, consequentemente, afetar a integridade do material.
Inclusive, alguns fabricantes removem os pelinhos já na fábrica, antes de enviarem os produtos para as lojas e derivados. Caso não seja removido manualmente, essas sobras irão se desgastar em contato com a pista, sem afetar em nada a dirigibilidade ou funcionalidade do pneu.

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