Curiosidades
Cabelos de ícones: Dalí, Beethoven, Elvis – Segredos revelados!
Análises de DNA de cabelos permitem descobrir coisas sobre a vida dessas pessoas célebres ao longo da história, que não era possível enquanto estavam vivos.
Quando estamos falando de filhos, a ideia de colecionar tufos de cabelo não parece tão estranho assim, mas essa coleção tiver outro motivo, com certeza, o colecionador seria considerado uma pessoa extremamente esquisita.
Apesar disso, fato é que esse “produto” do organismo humano é muito valioso para os historiadores atuais, já que se mostram como uma fonte riquíssima de análise de DNA. E quando falamos de cabelos de pessoas famosas, esses pelos são ainda mais importantes.
Pensando nisso, separamos abaixo cinco curiosidades sobre como fios de cabelo deram muitas informações interessantes sobre personas famosas ao longo da história.
O primeiro é Ludwig van Beethoven, compositor, sofria de surdez, problemas estomacais e risco genético para doença hepática. Em seguida, temos Eva Braun, esposa Adolf Hitler, que, após uma análise de seus cabelos, descobriu-se que tinha linhagem judia.
Temos também o cantor Elvis Presley cuja causa do ataque cardíaco que o levou à morte, foi um mistério por muitos anos. Análises de DNA do cabelo do cantor mostraram que ele tinha uma mutação genética que explicou a decadência de sua saúde.
Uma cartomante chamada Pilar Abel afirmou ser filha de Salvador Dalí, excêntrico pintor surrealista, que morreu em 1989. As alegações de Pilar foram feitas vinte anos após a morte do artista.
Se Pilar fosse mesmo filha de Dalí, ela teria direito a um quarto da herança deixada por ele. No ano de 2017, no entanto, um magistrado decidiu que o corpo de Salvador Dalí fosse exumado para que seu DNA fosse analisado e comparado ao de Pilar.
Por meio de amostras de cabelo e outras partes do corpo dos restos mortais de Dalí, foi possível comprovar que Pilar Abel não era, realmente, filha dele.
Por fim, sabe-se que o biólogo Charles Darwin sofreu com diversas enfermidades, tais como problemas estomacais, de pele, diarreia, cardiopatia, fadiga, vômitos e dores.
No entanto, somente em 2014, após análises feitas em seu DNA através dos pelos de sua barba, foi possível descobrir que Darwin tinha a doença de Crohn.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho24 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Política10 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana