Conecte-se conosco

Economia

Cadastre-se sem surpresas: Conheça os documentos essenciais para o Cadastro Único

Publicado

em

O Cadastro Único é um sistema que reúne informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda para que elas possam participar de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, o Vale-Gás, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso apresentar uma série de documentos que comprovem a identidade, a renda e a situação familiar dos integrantes do núcleo familiar. No entanto, algumas pessoas podem ser pegas de surpresa, já que o governo mudou os documentos exigidos.

Quais são os novos documentos obrigatórios para o Cadastro Único

Por meio da Portaria n.º 889, publicada em 13 de junho de 2023 no Diário Oficial da União, o governo federal estabeleceu novos documentos obrigatórios para se registrar no Cadastro Único. Esses documentos são os seguintes:

  • Termo de responsabilidade para famílias unipessoais: esse documento é exigido para as pessoas que moram sozinhas e declaram não ter nenhum vínculo familiar. O termo deve ser preenchido e assinado pelo próprio interessado, atestando a veracidade das informações prestadas;
  • CPF ou título de eleitor do responsável pela família: documento exigido para identificar o responsável pela família no Cadastro Único. O responsável é a pessoa que responde pelas informações da família e que pode receber os benefícios sociais em nome dela;
  • Documento de identificação com foto e comprovante de endereço do responsável: esses documentos são exigidos para comprovar a identidade e o local de residência do responsável. O comprovante de residência pode ser até mesmo uma declaração de endereço assinada;
  • CPF, certidão de nascimento ou casamento e carteira de identidade ou de trabalho dos demais integrantes da família: esses documentos possibilitam comprovar a identidade e o parentesco dos demais integrantes da família.

Esses são os documentos obrigatórios para se inscrever no Cadastro Único atualmente. É importante lembrar de sempre conferir a documentação necessária para não ser pego de surpresa e ter a inscrição indeferida. Além disso, as famílias já cadastradas devem manter os dados sempre atualizados.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS