Saúde
Café diário: Saboroso perigo? Desvende os riscos ocultos!
Você bebe café todos os dias? Fique atento! Descubra os principais riscos que está correndo com esse hábito.
Você é um amante do café? Não consegue começar o dia sem uma xícara da bebida quente e aromática? Acha que o café é um estimulante natural que te ajuda a ficar mais alerta e produtivo durante o dia? Se você respondeu sim a essas perguntas, talvez você deva saber dos riscos que está correndo ao beber café todos os dias.
Conheça os riscos de beber café todos os dias
O café é uma bebida popular no mundo todo, mas também é uma fonte de cafeína, uma substância que pode ter efeitos negativos na saúde se consumida em excesso. Isso porque a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central que pode causar dependência, tremores, ansiedade, insônia, dores de cabeça, taquicardia e irritabilidade.
Além disso, a cafeína pode interferir na absorção de nutrientes como o cálcio, o ferro e o magnésio, podendo levar a problemas ósseos, anemia e cãibras.
O consumo excessivo de café também pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, arritmias cardíacas e infarto do miocárdio. Isso se deve ao fato de que a cafeína eleva os níveis de cortisol, um hormônio do estresse que pode causar vasoconstrição e inflamação nas artérias.
A bebida contém também substâncias que podem elevar o colesterol ruim (LDL) e reduzir o colesterol bom (HDL), favorecendo o acúmulo de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.
Outro risco associado ao consumo diário de café é o desenvolvimento de úlceras gástricas e duodenais. Isso ocorre porque o café estimula a secreção de ácido clorídrico no estômago, podendo causar irritação e erosão na mucosa que protege o órgão. O líquido pode também relaxar o esfíncter esofágico inferior, o que acaba causando azia e esofagite.
Por fim, o consumo excessivo da bebida pode prejudicar a qualidade do sono e do humor. A cafeína tem um tempo de meia-vida que dura cerca de 6 horas, ou seja, leva todo esse tempo para ser eliminada pela metade do organismo.
Isso significa que, se você beber café à tarde ou à noite, poderá ter dificuldade para dormir e até mesmo ter um sono superficial e interrompido.
Esse fator pode afetar negativamente o seu desempenho cognitivo, sua memória, concentração e sua criatividade no dia seguinte. A falta de sono pode alterar também os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar e pela motivação.
Como reduzir o consumo de café?
Diante desses riscos, você deve estar se perguntando: Como reduzir o consumo de café sem sofrer com os sintomas da abstinência? A resposta é simples: faça isso gradualmente.
Comece diminuindo a quantidade de café que você bebe por dia, substituindo-o por outras bebidas menos estimulantes, como chás ou sucos naturais.
Evite, principalmente, tomar a bebida após as 16 horas ou pelo menos 6 horas antes de dormir. Procure outras formas de se manter energizado e alerta durante o dia, como a prática de exercícios físicos, meditação ou ouvir música.

-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia4 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política18 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana