Conecte-se conosco

Saúde

Café suspeito: está ele secretamente te envelhecendo?

O café pode estar acelerando seu processo de envelhecimento. Descubra qual é o tipo da popular bebida e como evitar esse efeito indesejado.

Publicado

em

O café é comumente encontrado em muitas casas brasileiras, talvez na maioria delas. Afinal, quem não aprecia uma boa xícara da bebida quentinha para dar aquele ânimo pela manhã, antes de encarar todos os desafios e obrigações que o dia oferece, não é mesmo?

Isso porque a bebida escura e deliciosa traz muitos benefícios para a saúde, o que, por si só, já é motivo mais do que suficiente para apreciá-la. De acordo com estudos, o café auxilia na saúde do intestino, combate a perda de memória e muito mais.

No entanto, será que tantas coisas boas vêm sem um ponto negativo sequer? Para muitos, esse ponto negativo pode ser o gosto. Saiba, porém, que é possível que a bebida esteja acelerando seu processo de envelhecimento sem que você sequer imagine isso.

Como o café pode acelerar o envelhecimento?

Inicialmente, se você não renuncia a, pelo menos, uma xícara de café por dia, pode ficar tranquilo, pois não são todos os tipos de café que trazem esse ponto negativo. O problema em questão foi verificado apenas no café solúvel (ou instantâneo).

Apesar de ser uma alternativa interessante para pessoas com rotinas mais agitadas, pode ser uma má ideia optar por esse tipo de café, pois ele pode estar acelerando seu envelhecimento precoce.

Isso se deve ao fato de uma pesquisa ter demonstrado que o café solúvel pode reduzir de quatro a cinco meses de vida por cada xícara consumida.

Para chegar ao resultado, foram estudadas cerca de meio milhão de pessoas, entre homens e mulheres, com idades de 37 a 73 anos. Foram analisados a saúde, o estilo de vida e os hábitos de alimentação desses indivíduos. Os pontos abordados foram:

  • Consumo total de café;
  • Consumo de café filtrado;
  • Consumo de café instantâneo.

O resultado apontou que, a cada xícara de café solúvel, eram reduzidos 0,38 anos de vida, o que equivale a algo em torno de quatro a cinco meses. A principal suspeita é de que o chumbo e os aditivos possam ser os culpados, mas ainda não há uma conclusão mais precisa. Outras doenças associadas ao café instantâneo são:

Então, tenho que parar com o café?

Na verdade, não. Se você já está acostumado a consumir café filtrado ou outros tipos, desde que não seja o solúvel, os danos são bem menores. Caso consuma o instantâneo, o melhor é dedicar um tempo do seu dia para preparar a bebida, optando por outras opções.

Além disso, é preciso ficar atento à quantidade de cafeína consumida por dia. De modo geral, o máximo indicado é de 400 mg diários, o equivalente a quatro xícaras pequenas, aproximadamente. Seguindo essas dicas, você pode continuar recebendo o boost matinal da bebida.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS