Conecte-se conosco

Bancos

Caixa eletrônico não deu todo o dinheiro? Saiba o que fazer!

Publicado

em

Saque Vale Gás Caixa Eletrônico

A praticidade dos caixas eletrônicos e a maneira como eles simplificaram vários procedimentos bancários são pontos inquestionáveis. Eles possibilitam desde a retirada de dinheiro até o pagamento de boletos, mas, apesar dos pontos positivos, é preciso ficar atento a alguns detalhes.  

As máquinas não estão imunes ao cometimento de erros, pelo contrário. Se você nunca passou por esse tipo de situação, certamente já deve ter escutado de alguém que, ao sacar dinheiro pelo caixa, a máquina não forneceu todo o dinheiro solicitado.  

O susto, com certeza, é imediato e sempre rola a dúvida sobre o que fazer nesse caso, ainda mais quando se trata de um caixa fora da agência bancária. Saiba que existem algumas medidas e etapas que podem ser adotadas para reaver a quantia. Vamos falar sobe elas nas linhas abaixo.

O que fazer?

O primeiro passo é confirmar se o dinheiro foi deduzido da sua conta bancária. Esse processo pode ser mais rápido para quem utiliza o app do banco.  

Caso o valor não tenha sido retirado do saldo, é sinal de sorte. Talvez, a solução seja apenas trocar de caixa e tentar novamente.  

Em caso contrário, se o dinheiro foi deduzido, é bom reagir rápido e registrar uma reclamação formal. Se o caixa fica em uma agência bancária, chame um funcionário imediatamente. Os colaboradores são instruídos par auxiliar os clientes nas mais diversas situações.

Fora do banco

Existe, porém, uma questão ainda pior, que é quando o caixa onde a retirada completa não foi efetivada fica em algum estabelecimento comercial qualquer, fora de uma agência bancária.

Nesse caso, pegue o celular e disque o número de ajuda do banco. Geralmente, esse telefone aparece no próprio cartão ou, até mesmo, no caixa.  

Feito isso, registre a reclamação, anote o nome do atendente e o número do protocolo de reclamação. Esses dados servirão de prova de que a questão foi informada oficialmente.

Ainda assim, se o número de ajuda não funcionar e você não conseguir estabelecer contato com o banco, a solução pode ser o Banco Central, que possui um 0800 para atender os usuários. O número é este: 0800 979 2345.

Nada funciona?

Nesse tipo de caso, é bom trabalhar, ainda, com a hipótese de que nada pode funcionar. Se isso acontecer com você, vá direto para uma delegacia de polícia e registre um boletim de ocorrência.  

Junte todas as evidências, como recibos, números de protocolo, datas e horários. Quanto mais detalhes e informações sobre o caso você tiver em mãos e disponíveis para a investigação, melhor será.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS