Conecte-se conosco

Política

Câmara aprova proposta para evitar remoção de carro em caso de infração

Motoristas poderão pagar os débitos imediatamente no momento da infração. Assim, as autoridades ficam impedidas de levar o carro para o pátio.

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou a proposta que prevê o pagamento imediato de multas. O objetivo é evitar a apreensão desnecessária do veículo. Assim, o motorista pode pagar os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais. O pagamento poderá ser feito no ato da abordagem fiscalizatória.

Leia mais: Pode faltar gasolina no Brasil? Veja o que dizem autoridades e especialistas

Texto prevê pagamento imediato

Caso o agente de fiscalização não disponha de meios para o pagamento, a remoção fica impedida. Assim, o proprietário/motorista do veículo terá formas de quitar as obrigações, sem perder acesso ao bem móvel.

O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Rodrigo Coelho (PSB-SC) ao Projeto de Lei 6488/19. Originalmente, o texto obriga os órgãos de fiscalização de trânsito a contar com aparelhos eletrônicos de pagamento. Sendo assim possível pagar, no momento da abordagem, impostos, taxas, multas e outras despesas relacionadas.

A proposta, do deputado Maurício Dziedricki (PTB-RS), tinha o objetivo de permitir a liberação imediata do veículo. Ela evitava a remoção, que tem a finalidade justamente de forçar o pagamento dos débitos existentes.

Nova proposta

Apesar de concordar com a intenção, Rodrigo Coelho apontou obstáculos para sua implementação. “Nossa preocupação reside na dificuldade burocrática para assinatura dos contratos envolvendo diversos órgãos, por envolver questões relativas a impostos de diversos entes da Federação. O processo poderia demorar para ser implementado ou mesmo nem ser efetivado em algumas localidades”, explicou o relator. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

A saída foi limitar a medida à falta de licenciamento em razão de débitos relativos a tributos e encargos. Também entram na conta as multas de trânsito e ambientais. Ele acredita que, assim, haverá maior preocupação em agilizar a implementação do sistema de pagamento e licenciamento imediato.

Para a infração relacionada à falta de licenciamento por outros motivos a lei permanece. Neste caso aplica-se a penalidade gravíssima, multa e remoção do veículo.

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS