Conecte-se conosco

Empresas

Cancelou de novo? Saiba a razão que leva motoristas de app a abandonar corridas

Número de reclamações tem aumentado sobre a recorrência de cancelamentos e recusas nos apps de transporte. Saiba o motivo.

Publicado

em

Se você costuma recorrer aos aplicativos de transporte para se locomover, certamente já deve ter lidado com o cancelamento de corridas por parte dos motoristas.

Pela quantidade de relatos e reclamações, essa tendência parece estar aumentando e é um fenômeno que intriga, por estar ligado a uma série de fatores que desafiam o setor. Será que chegamos ao limite da atuação de aplicativos, como Uber e 99?

O vídeo de um advogado da área de Defesa do Consumidor viralizou na internet, recentemente, por explicar quais são os reais motivos por trás das recusas e cancelamentos dos motoristas.

Motivo

João Carneiro revelou aos seus seguidores, nas redes sociais, que a causa principal está no próprio celular dos motoristas. Ele se refere ao aplicativo StopClub, uma ferramenta que nivela a situação dos motoristas frente à solicitação de uma nova corrida.

O software foi criado por uma startup e é capaz de calcular o valor da viagem ofertada, avaliando, com isso, se é vantajoso ou não para o motorista aceitar determinada corrida com o preço oferecido pela plataforma de transporte.

Se o valor citado não for viável para o condutor, em razão de uma série de elementos levados em consideração, o próprio app StopClub cancela a solicitação de imediato.

Ao que tudo indica, o uso desse software está aumentando entre os motoristas. Enquanto isso, apps como Uber e 99 ainda não se pronunciaram sobre o caso, tampouco informaram se cabe alguma sanção.

‘Acha correto?’

Na legenda da publicação, o advogado João Carneiro deu detalhes da descoberta, dizendo que se trata de uma forma de os motoristas descobrirem previamente, antes de aceitarem ou não a corrida, o valor cobrado pelo trajeto.

Na fala e convite reflexivo do advogado:

“Isso tem sido muito útil em um contexto no qual a Uber quer maximizar os seus ganhos e o consumidor quer pagar o menos possível pelo transporte. E você, acha correto que motoristas autônomos possam escolher se o serviço que vão prestar é de fato interessante para eles?”

Fica aí a pergunta. De toda forma, se você enfrentar dificuldades para encontrar um Uber ou ter a corrida recusada, já fique sabendo: esse pode ser o motivo por trás do cancelamento.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS