Curiosidades
Canhotos são mais inteligentes: verdadeiro ou falso? Descubra se é fato
Você já deve ter ouvido por aí que ser canhoto é significado de inteligência. Mas será que essa afirmação procede? Entenda.
Você já ouviu dizer que as pessoas canhotas irão sempre se destacar mais no quesito inteligência? Então: será isso verdade ou mentira? Este artigo se compromete a te surpreender com a resposta para a dúvida: pessoas que são mais hábeis com a mão esquerda são verdadeiros gênios?
Muitas pessoas realmente acreditam que os canhotos são mais inteligentes, mas, em contrapartida, há quem não acredita de forma alguma nessa teoria. É bem verdade que há também aqueles que não sabem responder.
Pois bem: Você sabia que Aristóteles, Mozart e Leonardo da Vinci eram canhotos? Sim, é verdade. Por esse motivo é que a história de que canhotos são mais inteligentes é uma questão que data de muito tempo atrás, pois grandes gênios da Antiguidade e também da atualidade são canhotos, como, por exemplo, Barack Obama e Bill Gates. Podemos citar, ainda, jogadores de futebol, como Lionel Messi e Maradona, verdadeiras lendas no futebol.
Outro dado que pode ser importante para nós é que 10% a 13% da população mundial é canhota. Porém, dentro desta porcentagem, existem ainda as pessoas que não têm dificuldade em escrever com ambas as mãos, conhecidas como ambidestras.
Indo para o lado científico, nós vamos entender que, quando falamos de pessoas que têm mais habilidade com a mão esquerda, tudo isso está relacionado com a cognição que o cérebro comanda. E, na maioria das vezes, os canhotos têm um desenvolvimento maior no hemisfério cerebral direito, responsável pelo raciocínio espacial e por fazer representações espaciais de objetos.
Então, em teoria, canhotos tendem a processar informações com mais rapidez, pois o número de células nervosas que ligam os hemisférios direito e esquerdo é maior. Porém, nem os especialistas entendem bem o porquê disso acontecer assim. Mas, geralmente, é um consenso que os canhotos desenvolvem a cognitividade mais rapidamente, pois precisam se adaptar a objetos que são projetados para destros.
No entanto, por outro lado, muitos especialistas acreditam que essa diferença não traz nenhuma espécie de vantagem. Aliás, para eles, seria totalmente o contrário. Há chances de trazer ainda mais problemas relacionados à função cognitiva. Essa informação é baseada em um estudo com crianças canhotas, o qual mostrou que elas acabavam fornecendo resultados inferiores em determinados pontos no desenvolvimento.
Além disso, há um grande percentual de canhotos entre os portadores de deficiências intelectuais.
Mas, afinal, são ou não são mais inteligentes?
Bom, para concluirmos e tirarmos sua dúvida, um estudo publicado na revista Frontiers realizou alguns experimentos com cerca de 2.300 estudantes em questões matemáticas. Os resultados do estudo mostraram que os canhotos avançavam na frente quando as operações eram mais difíceis, porém, não era uma maioria absoluta.
Por fim, podemos dizer que a mão com a qual escrevemos é apenas uma expressão indireta do nosso cérebro, o que não interfere na inteligência do indivíduo, já que apenas um terço das pessoas com o hemisfério direito mais desenvolvido são canhotas. Portanto, muitos destros possuem uma estrutura cerebral bem parecida com quem escreve com a mão esquerda.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia2 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Tecnologia12 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura